Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 29 de julho de 2010

[Show – Ce] Kukukyaya - É forró pra ninguem botar defeito!


Chico Justino


Ítalo e Renno

Fim de semana no Kukukaya é certo: é forró até o sol raiar. E a casa de shows que se destaca no cenário musical fortalezense por assumir um compromisso com as raízes culturais locais, apresenta atrações bem ao estilo do local, cheias de tradição e originalidade. Dia 30, o show fica por conta da dupla Ítalo e Renno. Sábado, Chico Justino segura o poeirão com a sua sanfona.

Ítalo e Renno dispensam maiores apresentações. Donos de talentos e carismas inquestionáveis, os rapazes se tornaram sinônimo de qualidade musical e virtuosismo. Segundo Dominguinhos, eles são "as novas crias da sanfona". De fato: de posse do acordeom, os dedos de Ítalo e Renno parecem dançar ao retirar jazz, frevos, chorinhos, sambas, tangos, baiões e xotes do instrumento. Mas não é só: os rapazes dão novas funções à sanfona em cima de um rico repertório erudito. Na lista, Jacob do Bandolim (“Vôo da Mosca e Santa Morena”), Gilberto Gil e Dominguinhos (“Lamento Sertanejo”), Ernesto Nazareth (“Apanhei-te Cavaquinho”), Pixinguinha (“Lamentos”) e J. S. Bach (“Ária da Quarta Corda”), além de vários clássicos de Luiz Gonzaga e da música nordestina, todos com as performances sanfonadas típicas dos garotos.

Acordeonistas, arranjadores, intérpretes e compositores de mão cheia, literalmente, os multi-instrumentistas Ítalo Almeida e Renno Saraiva começaram a estudar música ainda aos 10 anos de idade. Iniciaram o estudo pelo piano e desenvolveram as habilidades de instrumentistas integrando a banda do cantor e compositor Raimundo Fagner. Foi então que o amor por um instrumento específico uniu de vez o caminho dos dois e eles passaram a fazer apresentações marcadas pela presença de dois acordeons no palco e pela busca por um repertório variado, com músicas próprias e arranjos de clássicos da música instrumental e popular brasileira. É a sanfonia para o forró. 

Segundo Dominguinhos, eles são "as novas crias da sanfona". De fato: de posse do acordeom, os dedos de Ítalo e Renno parecem dançar ao retirar jazz, frevos, chorinhos, sambas, tangos, baiões e xotes do instrumento. Mas não é só: virtuosos, os rapazes dão novas funções à sanfona em cima de um rico repertório erudito.

O sábado, 31, fica sob a batuta de Chico Justino, sanfoneiro tradicional que inspira gerações e faz a poeira levantar sob os chinelos e o arrasta-pé. 

Programação
DIA 30
Zé de Manu
Ítalo e Renno
Bob Araújo

DIA 31
Alves Fernandes
Chico Justino
Bob Araújo

Shows de Ítalo e Renno e Chico Justino no Kukukaya (Av. Pontes Vieira, 55 – Dionísio Torres). Dias 30 e 31, respectivamente, sempre a partir das 22h. Informações: (85) 3227.5661 e no site: www.kukukaya.com.br

Nenhum comentário: