Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 29 de julho de 2010

[Eventos – CE] Programação cultural gratuita da Prefeitura de Fortaleza

DIA 28 – QUARTA
QUARTA CULTURAL LGBT\\
O projeto Quarta Cultural LGBT, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), reúne uma programação cultural especial, com performance e shows musicais, entre outras atrações das diversas linguagens artísticas. O projeto é voltado para o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e simpatizantes e é realizado uma vez por mês sempre no Parque da Liberdade (Cidade da Criança), no Centro. Cada edição tem uma temática diferente de questões ligadas ao contexto do movimento nacional LGBT ou outros temas transversais, como o racismo e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em julho, a Quarta Cultural LGBT acontece no dia 28, às 18h, no Parque da Liberdade, e terá como atração o espetáculo Engenharia Erótica – Fábrica de Travestis, um espetáculo que parte de uma pesquisa empírica e científica, para além do estereótipo e dos preconceitos, do modo de vida das travestis do Ceará na preocupação de quebrar conceitos impostos pela sociedade tentando desmistificar sua relação com a marginalização e prostituição e lançando um olhar sobre a diferença entre história de vida e condição de vida.

DIA 29 – QUINTA
QUINTA CULTURAL\\
O projeto Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação de diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões, recebe nesta semana, às 19h, uma apresentação de dança do grupo N ∞ com o espetáculo “Roda de Dança que Dança que Roda”, com Mônica Maciel e Eliana Madeira. As artistas trabalham o sentido da Dança Coral, com movimentos possíveis de serem feitos por um e por todos dançando juntos. Em seguida, a partir das 20h, o bailarino Carlos Antônio dos Santos apresenta uma coreografia solo.  

A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Serviço
Quinta Cultural. Dia 29, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.

ENSAIO ABERTO DE “COMPARTIR”\\
Marina Carleial faz ensaio aberto na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, no próximo dia 29 de seu trabalho “Compartir”, que apresenta estrutura de espetáculo de dança unindo as possibilidades corporais de contar sua história de ir e vir, de sair e voltar.  Marina foi uma das selecionadas no edital de Ocupação da Sala de Dança da Vila das Artes, onde pode construir sua performance que agora já pode ser vista também todas as quintas no Teatro do Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar. A apresentação na Vila acontece a partir das 19h e será aberto ao público.
“Compartir” nasceu de uma pesquisa iniciada em 2007 na Cidade do México quando, depois de sair do Brasil, Marina passou a experimentar a dança e sentir seu corpo fora de casa, conhecendo a necessidade de realizar um trabalho que fosse aglutinador destas sensações. Um trabalho que capturasse parte da essência daquele momento.

Serviço:
Ensaio aberto Compartir, dia 29, às 19h, na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelo telefone 3252-1444.

BRASIL EM CHILE – CHILE EN BRASIL FESTIVAL\\
O projeto traz para a Vila das Artes no dia 29 de julho, às 19h, a Mostra Chile de Cinema, que recebeu a curadoria de Álvaro de La Barra (Santiago/Chile). O Brasil em Chile – Chile en Brasil Festival dissemina as manifestações culturais de países da América Latina promovendo um intercâmbio cultural que permite dar visibilidade à produção local dos dois países envolvidos, além de fortalecer processos colaborativos de criação nacional e internacional e gerar troca de conhecimentos e práticas entre artista e públicos. Durante uma semana em cada cidade, artistas brasileiros apresentam seus trabalhos na cidade de Santiago, no Chile (de 7 a 10 de julho), e artistas chilenos na cidade de Fortaleza, no Brasil (de 27 a 30 de julho). Na programação exposições de artes visuais, espetáculos de teatro, de dança, mostras de cinema, sessões de música, residências artísticas e oficinas que estimulam a interação entre artistas locais e convidados.

Em Fortaleza a programação acontece no Theatro José de Alencar (Centro), Teatro SESC Emiliano Queiroz (Centro), Sesc Senac Praia de Iracema e na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) equipamento da Prefeitura de Fortaleza, voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Toda a programação é gratuita e pode ser acessada pelo tembiu.pro.br. O Festival recebe o apoio financeiro da Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura (D.R.I./MinC), do Banco do Nordeste do Brasil e do SESC Ceará.

Informações da mostra na Vila das Artes (85) 3252-1444.

CINEMA NAS RUAS\\
O Cineclube Cine Brincadeiras é um coletivo formado pelo curso de Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza. Em julho faz exibições nas ruas de Fortaleza e promove brincadeiras e atividades culturais para o público presente. Atualmente o curso da Vila das Artes está em sua sétima edição. No dia 29, a exibição é na Praça do Santo Amaro, no conjunto Ceará.

Serviço:
Cine Brincadeiras - Exibição de filmes e brincadeiras, sempre às 18h
Informações: 8845-9936

DIA 30 – SEXTA
SOL MAIOR\\
O projeto Sol Maior, que leva atrações diversas ao Passeio Público, recebe nesta sexta-feira o ensaio fotográfico “Fortaleza Noturna”, de Henrique Torres.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

O show do dia 30 é com Macaúba e Regional Mistura&Manda. O chorão José Felipe da Silva, o Macaúba, desde os cinco anos domina seu bandolim. Acompanhado pelo seu regional, formado por Ribamar no violão de sete cordas, Paulinho do pandeiro, Mário no cavado e Yan da flauta, ele executa obras dos grandes mestres do choro, como Pixinguinha, Benedito Lacerda e Waldir Azevedo.

Serviço
Chorinho no Mercado - Dia 30, show com Macaúba, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

BRASIL EM CHILE – CHILE EN BRASIL FESTIVAL\\
Coletivos formados pelo curso Pontos de Corte da Vila das Artes levam a Mostra Chile de Cinema para as ruas da cidade. As exibições serão realizadas pelos coletivos Subvercine, Cine Cururu e Cine Paramotoquinha a partir das 19h nas regiões onde atuam como Messejana, Barra do Ceará, Parangaba e Serrinha.

O Brasil em Chile – Chile en Brasil Festival dissemina as manifestações culturais de países da América Latina promovendo um intercâmbio cultural que permite dar visibilidade à produção local dos dois países envolvidos, além de fortalecer processos colaborativos de criação nacional e internacional e gerar troca de conhecimentos e práticas entre artista e públicos. Durante uma semana em cada cidade, artistas brasileiros apresentam seus trabalhos na cidade de Santiago, no Chile (de 7 a 10 de julho), e artistas chilenos na cidade de Fortaleza, no Brasil (de 27 a 30 de julho). Na programação exposições de artes visuais, espetáculos de teatro, de dança, mostras de cinema, sessões de música, residências artísticas e oficinas que estimulam a interação entre artistas locais e convidados.

Em Fortaleza a programação acontece no Theatro José de Alencar (Centro), Teatro SESC Emiliano Queiroz (Centro), Sesc Senac Praia de Iracema e na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) equipamento da Prefeitura de Fortaleza, voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Toda a programação é gratuita e pode ser acessada pelo tembiu.pro.br. O Festival recebe o apoio financeiro da Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura (D.R.I./MinC), do Banco do Nordeste do Brasil e do SESC Ceará.

Informações da mostra na Vila das Artes (85) 3252-1444.

CINEMA NAS RUAS\\
O Cineclube Cine Brincadeiras é um coletivo formado pelo curso de Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza. Em julho faz exibições nas ruas de Fortaleza e promove brincadeiras e atividades culturais para o público presente. Atualmente o curso da Vila das Artes está em sua sétima edição. No dia 30, a exibição é na Praça da Igreja Matriz - Rua das Pitangueiras esquina com Avenida Osório de Paiva, Canindezinho.

Serviço:
Cine Brincadeiras - Exibição de filmes e brincadeiras, sempre às 18h
Informações: 8845-9936

DIA 31 - SÁBADO
GIBITECA\\
A Gibiteca Municipal de Fortaleza, equipamento inserido dentro da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, é uma biblioteca segmentada, com acervo e programação voltada para o universo das Histórias em Quadrinhos, e, ao mesmo tempo, um lugar de convergência para os diversos públicos que interagem com essa forma de arte. Demanda do Orçamento Participativo (OP) 2006, a Gibiteca conta com um acervo de mais de três mil gibis de várias editoras.

Programação do dia 31, às 10h
Arte Urbana/Transfer, com Weaver Lima
Arte Urbana/Transfer é uma exposição internacional que reúne os principais artistas do meio alternativo, que acontece em SP nos meses de julho e agosto de 2010. Weaver Lima apresenta a exposição que reúne mais de 100 artistas do meio alternativo mundial e é dividida em quatro eixos temáticos. A Transfer teve a sua primeira edição realizada em 2008 no Centro Cultural Santander, em Porto Alegre-RS, e a segunda em julho e agosto de 2010, no Parque Ibirapuera, São Paulo-SP. O artista cearense Weaver Lima foi selecionado para as duas edições. Saiba mais sobre o artista em http://pt.wikipedia.org/wiki/Weaver_Lima

Serviço
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira/ Gibiteca Municipal – Av. da Universidade, 2572 – Benfica. Informações: 3105.1299

SOL MAIOR\\
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (31), a partir das 12h30, o guitarrista Jean Sartre e a banda Aguardente Blues, que surgiu em 2008. Hoje, composta por 8 integrantes, tendo Jean Sartre como guitarrista solo, se apresenta nas noites de Fortaleza, tendo como carro-chefe a música popular brasileira. Os demais componentes da Banda enriquecem o trabalho com violão, vocal, teclado, gaita, bateria.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

BAIÃO ILUSTRADO\\
A praça mais antiga e arborizada da Cidade, com seus monumentos, fontes, jardins, quiosque e vista para o mar, é o ponto de encontro de ilustradores, designers, publicitários, artistas plásticos e cartunistas cearenses, que se reúnem para trocar ideias, jogar conversa fora e, claro, manter o traço em dia. A reunião de amigos e apreciadores da arte da ilustração chama-se Baião Ilustrado, realizado sempre no último sábado do mês, a partir das 14h30. Em julho, o encontro será no dia 31. O Baião Ilustrado é um evento realizado pelo grupo Coletivo Base, aberto ao público, e teve sua primeira edição realizada em novembro de 2009. Um dos diferenciais do Baião Ilustrado é a produção realizada na hora, em que as próprias conversas servem de inspiração para os desenhos.

Serviço
Baião Ilustrado – Encontro dia 31, no Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n – ao lado da Santa Casa de Misericórdia – Centro).  Aberto ao público.

CINEMA NAS RUAS\\
O Cineclube Cine Brincadeiras é um coletivo formado pelo curso de Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza. Em julho faz exibições nas ruas de Fortaleza e promove brincadeiras e atividades culturais para o público presente. Atualmente o curso da Vila das Artes está em sua sétima edição. No dia 31, a exibição é no conjunto Tatumundé, próximo ao Bairro Bom Jardim.

Serviço:
Cine Brincadeiras - Exibição de filmes e brincadeiras, sempre às 18h
Informações: 8845-9936

DIA 1 – DOMINGO
PIQUENIQUE NO PASSEIO PÚBLICO \\
Um lanche fora de casa com ares bucólicos, a toalha xadrez vermelha no chão, frutas, sanduíches, bolos, sucos e a família reunida. Gostou da ideia? Então chame os amigos e a criançada para um programa diferente no final de semana. No Passeio Público, todo domingo é dia de piquenique, uma atividade tão fácil de preparar quanto de se apreciar. Com uma programação especial voltada para o público infantil, o Passeio recebe famílias de toda a cidade com atrações que encantam não só as crianças, mas também os adultos. Aproveite a dica e organize um saboroso encontro, regado a brisa, mar, cantos dos passarinhos e atrações divertidas e lúdicas, como palhaços e contadores de histórias. O piquenique acontece todos os domingos, sempre a partir de 9h.

Programação
DIA 1
Teatro de bonecos, com as esquetes “Vá ao Teatro” e “Trepinha”, realizadas dentro de uma mini-caixa cênica, nos moldes de um lambe-lambe. Direção, atuação e roteiro: Izabel Vasconcelos, Cláudio Magalhães e Rafaelle Aragão, da Cia Epidemia

Serviço
Piquenique no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n, Centro - ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Todos os domingos, a partir das 9h. Informações: 8766-5633.

PROJETO ENSAIO ABERTO \\
Todos os domingos, sob as árvores centenárias do Passeio Público, a mais antiga praça da Cidade, artistas e coletivos realizam ensaios abertos de seus trabalhos em desenvolvimento nas diversas linguagens artísticas, seja na música (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros), no teatro ou na dança.
Neste domingo, ensaio é do grupo de afoxé Oxum Odolá. O Afoxé Oxum Odolá foi fundado em 2009 pelo Instituto de Difusão da Cultura Afrobrasileira (Indica), como forma de celebrar a cultura e a religiosidade negras e reverenciar a orixá Oxum, mãe das águas doces e da música, orixá da beleza, do amor, do ouro e dos rios.

Serviço
Projeto Ensaio Aberto – Todos os domingos, a partir das 15h30, no Passeio Público
(Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro)

Nenhum comentário: