Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 2 de agosto de 2009

Secultfor realiza oficina pedagógica de cadernos artesanais

Inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 3 de agosto

Estão abertas as inscrições para a oficina pedagógica de cadernos artesanais com a arte-educadora Luciane Goldberg. Realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a oficina será realizada nos dias 3 e 4 de agosto, na Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, às 9h.
O objetivo da oficina é ensinar como confeccionar cadernos artesanais, estimulando o estudo do “eu” e do mundo que nos cerca e valorizando a relação com o artesanal, com aquilo que se pode fazer a partir das habilidades – um contraste com o mundo da indústria, em que tudo já está pronto. Ao costurar as páginas, os alunos veem um caderno surgir. A partir de qualquer material (papéis guardados, linhas, fitas, etc.), os alunos podem iniciar um projeto pessoal de inventariar e contar ou guardar um pouco dos seus cotidianos.
No entanto, um caderno pode ter variados fins - pode ser um presente, construído especialmente para alguém querido, ou mesmo, quem sabe, uma fonte de renda. Aprender a fazer um caderno artesanal significa encontrar a chave para um universo repleto de novas possibilidades que dependerão da criatividade e do espírito aventureiro de cada um. A oficina é dividida em duas partes. No primeiro dia, aprende-se a fazer o miolo do caderno; no dia seguinte, a capa.
A oficina será ministrada por Luciane Goldberg. Ela é arte-educadora, artista gráfica e educadora ambiental. Possui Licenciatura Plena em Artes Plásticas e Mestrado em Educação Ambiental. Atua como tutora da Especialização em Educação Ambiental e Coordenadora de Pós-Graduação no SENAC e professora do curso de Especialização em Arte-educação na FA7. Atualmente, desenvolve o projeto "Os cadernos de campo e as representações sociais de crianças de periferia", no Centro Cultural do Bom Jardim.
Serão disponibilizadas 15 vagas para a oficina. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas por telefone, bastando ao aluno fornecer seu nome completo.

Serviço
Oficina pedagógica de cadernos artesanais
Inscrições Gratuitas
Dias 3 e 4, às 9h
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira
Av. da Universidade, 2572 – Benfica
Informações: 3105.1299

Nenhum comentário: