Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

II FOR RAINBOW

Festival de Cinema da Diversidade Sexual inicia programação nessa sexta (05)


A abertura do II FOR RAINBOW – Festival de Cinema da Diversidade Sexual acontece nessa sexta-feira (05), às 19h30, com a pré-estréia do filme “Onde Andará Dulce Veiga?”. O diretor do longa-metragem, Guilherme de Almeida Prado, estará presente na sessão, que acontece no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, antigo Cine São Luiz. Constam da programação cinco Mostras de Cinema: Mostra Competitiva, Mostra Autoral do cineasta Luiz Carlos Lacerda, Mostras Internacional e Nacional, Mostra FEMINA com produções nacionais e internacionais e a Mostra Educativa, que acontecem na Casa Amarela Eusélio Oliveira – Cine Benjamin Abrahão e no Sesc Iracema durante o período de 6 a 9 de setembro (confira programação em anexo). Também fazem parte da programação o I Fórum Brasileiro de Turismo GLS, que discute o tema: “A Hospitalidade e a Cultura da Diversidade” e o Seminário “O Audiovisual e a Educação para a Diversidade”. A Mostra Autoral homenageia Luiz Carlos Lacerda, que atua no cinema desde 1950. Começou na carreira como assistente de direção no filme “Onde a Terra Começava”, de Ruy Santos. De lá para cá, já foi diretor, roteirista e dirigiru filmes publicitários, seriados e novelas para a TV. Atualmente, Lacerda é professor do curso de cinema da Universidade Estácio de Sá e colaborador de novelas na TV Record. Ele estará em Fortaleza para participar do FOR RAINBOW. Para a Mostra Competitiva, foram inscritas mais de 150 produções de vários estados brasileiros. Os vídeos retratam de maneira qualitativa as questões referentes ao homoerotismo; à luta das populações LGBT por direitos civis, sociais e o respeito à livre expressão sexual. Os vencedores da mostra competitiva nas categorias: melhor filme, direção, fotografia, edição, roteiro, trilha sonora original, direção de arte, desenho sonoro, ator e atriz levam para casa o Troféu Artur Guedes. O melhor filme será agraciado ainda com prêmio em dinheiro, no valor bruto de R$ 5 mil (cinco mil reais).

A intenção da organização do evento é repetir o sucesso da edição anterior, que contou com a participação diária de um público formado por mais de 1,5 mil pessoas que compareceram ao Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. A jornalista, cineasta e coordenadora do FOR RAINBOW, Verônica Guedes, diz que o Festival pretende criar condições de formação, produção e difusão de produtos audiovisuais com temática LGBT. “Nosso objetivo é contribuir com a afirmação sexual destas populações, estimulando a liberdade e a multiplicidade de olhares que elas pressupõem”, explica.
O FOR RAINBOW é uma realização do Cenapop – Centro Popular de Cultura e Eco-Cidadania, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Conta também com a parceria da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC); do Governo do Estado do Ceará e do SESC Ceará.
Mostra Competitiva – A Mostra vai contar com 23 filmes de diferentes estados do país. Desse total, dois curtas foram premiados no último Festival de Berlim: “Tá”, de Felipe Sholl (RJ), e “Café com leite”, de Daniel Ribeiro (SP). Outro destaque é o filme “Depois de tudo”, de Rafael Saar (RJ), com Ney Matogrosso, que estará presente no festival, assim como os diretores.
Queer cinema – A partir de uma parceria com o San Francisco International LGBT Film Festival, que acontece desde 1977, o FOR RAINBOW traz três filmes do cineasta afro-americano Marlon Riggs. “Não lamento”, “Línguas soltas” e “Afirmações” são os longas e curtas-metragens de Riggs, pioneiro do “queer cinema”, gênero que aborda a temática gay e que surgiu como segmento do cinema independente norte-americano.
Fórum de Turismo – Com o tema “A Hospitalidade e a Cultura da Diversidade”, I Fórum Brasileiro de Turismo GLS de Fortaleza tem como objetivo discutir a importância do Turismo GLS para o estado do Ceará e a necessidade de construção da imagem e o desenvolvimento de produtos específicos que consigam atender a este público. O Fórum acontece no dia 7 de setembro, às 13h, no Foyer do Theatro José de Alencar.
Seminário Audiovisual e Educação – Com o tema “O Audiovisual e a Educação para a Diversidade Sexual” o Seminário tem como objetivo discutir de maneira qualitativa a utilização do audiovisual na educação para o respeito à diversidade sexual. Participam da mesa de debate o Coordenador do Projeto Juventude e Diversidade Sexual na ABIA – Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, no Rio de Janeiro, Vagner de Almeida; Diretor Geral do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – CURTA CINEMA, Ailton Franco; a atriz Cláudia Wonder e Marcus Mello. O Seminário acontece no dia 06 de setembro, às 14h no Foyer do Theatro José de Alencar
Palestra com Tônio Carvalho – A equipe de jurados responsável pela seleção das melhores produções do II For Rainbow será presidida por Tônio Carvalho, diretor da oficina de atores da Rede Globo, educador e autor teatral. Ele também participa de um bate-papo, no dia 08 de setembro, a partir das 15h30, no Brasil Tropical Residence (Avenida Abolição, 2323). A participação é aberta ao público.


Serviço:
II FOR RAINBOW – FESTIVAL DA DIVERSIDADE SEXUAL
Data: 05 a 09 de Setembro
Locais de realização: Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro (Cine São Luiz), Casa Amarela Eusélio Oliveira, Sesc Iracema, Theatro José de Alencar, Brasil Tropical Residence
Troca de credenciais de acesso às atividades: Casa Amarela Eusélio Oliveira, sede do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB) e Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro (Cine São Luiz).

Nenhum comentário: