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quarta-feira, 18 de março de 2020

Artigo] Arte e Pedagogia: para uma prática interdisciplinar em sala de aula


Profª. Fernanda Sleiman

A expressão artística é um verdadeiro aliado na prática educadora. Através da arte, avalia-se o desenvolvimento intelectual da criança, as suas predisposições, os sentimentos, os seus anseios, além de estimular a capacidade criadora, o raciocínio e a motricidade.

Antes mesmo de aprender a ler e a escrever, a criança reage aos estímulos artísticos, o que a torna uma criadora em potencial. Nessa fase, a arte se converte em uma rica oportunidade para o desenvolvimento infantil, uma vez que entre em contato com os mais variados tipos de materiais para a manipulação.

Em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, geralmente utilizam a arte como uma disciplina à parte, em que prevalece o pensamento do “criar livre” sem qualquer interferência de terceiros no processo de criação espontânea da criança. Porém, a prática do ensino e aprendizagem da arte e a sua aplicação no âmbito escolar faz surgir algumas questões no que diz respeito ao seu processo educacional.

Trabalhar arte na escola requer o esclarecimento dos posicionamentos sobre a arte e como ela é aplicada na Educação Escolar. Tais posicionamentos implicam na seleção de linhas teóricas-metodológicas.

A arte é concebida como contribuinte para o desenvolvimento estético e crítico dos alunos, sobretudo, no que se refere aos processos de apreciação artísticas. São teorias que adotam o relacionamento com as práticas e o acesso ao conhecimento da arte, mas sem pretensão de atingir uma verdade absoluta. A arte tem sido objeto de diferentes interpretações: a técnica, materiais, lazer, expressão, comunicação etc.

Para o pedagogo, a arte pode contribuir como proposta de ensino e aprendizagem artístico, estéticos e atende a essa mobilidade conceitual. É ela que aponta para uma articulação do fazer, do conhecer e do exprimir.

Mas também se faz necessário olhar para arte não tão somente como uma disciplina a parte ou como método criativo, mas também como objeto de interdisciplinaridade, com o uso das diferentes faces da manifestação artística como instrumento pedagógico que possa auxiliar no ensino-aprendizagem.

Se na Educação Infantil o uso da arte é presente e bastante utilizado, no ensino fundamental percebe-se um rareamento dessa prática. Talvez falte ao educador o entendimento da interdisciplinaridade ou até mesmo da disposição de adequar o conteúdo para que seja contemplada a arte nas mais diferentes disciplinas dos currículos escolares.

As artes visuais podem ser utilizadas como conhecimento das mais diferentes culturas existentes na nossa sociedade e leva o aluno a ter contato com a realidade de uma determinada época.

Já a dança aparece como instrumento de identificação e reconhecimento de suas concepções estéticas e, muitas vezes, a aplicação prática dessa modalidade artística nas diferentes culturas. Como, por exemplo, o xaxado do Nordeste brasileiro como fruto de uma dança aplicada ao trabalho de arar a terra ou o Côco de Pernambuco, também como dança aplicada ao trabalho da extração desse fruto. O teatro, por sua vez, leva à compreensão, apreciação e análise das diferentes manifestações locais de uma determinada região.

E a música, por fim, se converte em uma verdadeira fonte historiográfica em que se pode perceber os anseios de uma sociedade em uma determinada época. E pode até mesmo preencher uma lacuna que a historiografia comum não consegue alcançar. É a história contada pelo povo.

A utilização da arte pelo pedagogo pode converter-se em um grande aliado do professor no processo de ensino, só depende de como o educador encara a arte no contexto educacional.

Profª. Drª. Fernanda Sleiman Rodrigues
Professora do Curso de Pedagogia da UniAteneu
Mestre e Doutora em História Contemporânea

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