Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 12 de janeiro de 2019

Férias] Confira 7 dicas do educador físico para aproveitar o tempo livre das crianças durante as férias escolares


 
Mês de férias escolares em pleno vapor e muitos pais se perguntando como colocar a criançada para liberar a energia. Pensar em uma programação para as crianças não é tão difícil quanto parece e pode ser feita com custos bem reduzidos, utilizando a criatividade. O educador físico da Unimed Fortaleza, Mardson Lins, dá boas dicas para curtir as férias utilizando o espaço de casa, locais públicos e aderindo a opções de lazer a um custo baixo, como pedalar pela cidade utilizando as bicicletas compartilhadas da Unimed Fortaleza.

Segundo Mardson, o ideal é utilizar todos os ambientes com mais espaço, se possível bem arejados, para que os pequenos tenham mais oportunidades para as atividades com grande amplitude de movimentos. Os parques e outros espaços abertos são regiões que podem ser utilizadas bastante, pois além de estar ao ar livre, onde, em horários apropriados, são sempre mais agradáveis, potencializam as opções de atividades com cordas amarradas nas árvores, brincadeiras com animais de estimação, jogos de futebol e voleibol, passeios de bicicleta, prática de artes marciais e muitas outras. É só deixar a criatividade falar mais alto.

Para cada idade há uma atividade apropriada, mas envolver brincadeiras lúdicas é o principal. “De modo geral, é muito importante usar sempre a ludicidade durante as brincadeiras ou mesmo exercícios para que as crianças possam estar sempre motivadas, pois devido à grande energia que elas possuem atividades monótonas podem fazer com que elas percam o interesse rapidamente”, diz Mardson. Para o educador físico, o mais importante é cuidar da saúde para que as crianças cresçam fortes e felizes, encontrando no esporte e na brincadeira aprendizados para a vida. “Através dessas brincadeiras podemos de forma sutil ensinar a trabalharem em equipe, dividir, a receber o sim e o não, lidar com o sucesso e insucesso, respeitar o próximo, cumprir regras e horários e muitas outras coisas que irão fazer parte da sua formação e do seu crescimento como cidadão”, afirma.

Bicicletas compartilhadas são opção para toda a família


Outra opção que pode ser utilizada por toda a família é a bicicleta compartilhada. Em Fortaleza, as estações do Bicicletar, projeto da prefeitura em parceria com a Unimed Fortaleza, contam com bikes para adultos e também para crianças. Além disso, as bicicletas possuem rodinhas retráteis que incentivam as crianças a ter autonomia e a criarem o hábito de explorar o mundo por si mesmas. Segundo Mardson Lins, andar de bicicleta é uma atividade divertida e que proporciona muitos benefícios à saúde. “Associado a uma alimentação saudável, andar de bicicleta ajuda o sistema imunológico e proporcionar momentos agradáveis em família”, afirma o profissional.   

Dicas para encarar as brincadeiras

1-  Aproveite os espaços públicos como praças, praias e parques.

2-  Se não puder sair de casa, realize brincadeiras nas quais as crianças possam se movimentar, como videogames de dança.

3- Vista roupas leves, use protetor solar, esteja hidratado e bem alimentado durante as brincadeiras.

4- Desenvolva brincadeiras ideais para cada idade. Para crianças com até quatro anos o melhor são brincadeiras de correr e saltar, como pular corda. De 5 a 11 anos, natação, artes marciais e jogos são ótimas opões. A partir de 12 anos, as brincadeiras podem envolver competições, pois eles já estão preparados para isso.

5-  Aproveite atividades gratuitas e que podem ser feitas em família, como o Mini Bicicletar. Andar de bike permite o fortalecimento dos membros inferiores e superiores das crianças, além do sistema cardiorrespiratório, estimulando o crescimento.

6- Use os esportes como brincadeiras. Futebol, vôlei e artes marciais são boas opções e estimulam também as interações entre as crianças.

7-  Supervisione as crianças. Deixe as crianças livres para brincar, mas não esqueça que elas devem estar sempre sob a supervisão de algum adulto.

Nenhum comentário: