Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Teatro Infantil] INFÂNCIA: Espetáculos do Brasil, Argentina, Espanha, França e Japão no 5° TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará









Com toda a programação gratuita, o TIC acontece em Fortaleza e Sobral, apresentado pela Vivo e com o patrocínio da CAIXA, Cagece e Coelce.

"Lugar de criança é em todo lugar". Com este tema o TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará chega à 5ª edição fazendo uma referência aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que defende os direitos da criança, entre os quais, o acesso à cultura. Com programação gratuita e atrações locais, nacionais e internacionais, o 5° TIC acontece de 02 a 12 de outubro, com programação em Fortaleza e Sobral.

Crianças de todas as idades têm espaço no TIC, dos bebês aos adultos, apresentando narrativas pertinentes à família contemporânea, buscando revelar as inovações do teatro infantil local e internacional. São espetáculos de alta qualidade que quebram paradigmas e inspiram novas iniciativas.

Artistas do Brasil, Argentina, Espanha, França e Japão estão na programação do Festival, que em Fortaleza acontecerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Theatro José de Alencar, CAIXA Cultural Fortaleza, Sesc Senac Iracema, Estoril, Bom Jardim e, em Sobral, no Theatro São João.  São 40 apresentações de programação 100% gratuita, com sessões especiais para creches públicas, escolas públicas e com audiodescrição e intérpretes de libras, democratizando o acesso à cultura para a infância, conquistando novas plateias e fidelizando público que o acompanha há cinco anos.

FILMES


Uma parceria entre TIC e o comKids traz ao festival filmes de curta-metragem do Brasil, Alemanha e Argentina, reconhecidos por sua qualidade. O comKids é uma iniciativa para a promoção e a reflexão sobre os conteúdos digitais, interativos e audiovisuais de qualidade para crianças e adolescentes, a partir de pressupostos de responsabilidade social, desenvolvimento cultural e economia criativa no Brasil e na Ibero América.


FORMAÇÃO


Como um dos eixos de ações do festival, a troca de saberes acontece por meio de oficinas, workshops e palestras gratuitas destinadas a profissionais das artes para a infância. O programa de formação contará com Oficina de Teatro para Bebês, com Carlos Laredo (Espanha); Workshop ComKids - Conteúdos Audiovisuais, Digitais e Interativos para a Infância, com Beth Carmona e Vanessa Fort (SP); Palestra Mídia e Infância, com Beth Carmona (SP); Conversas da Ribalta - Bate-papo com elenco da Cia Meias Palavras (PE); Workshop de Percussão para Crianças, com As Fadas Magrinhas (PE); e Workshop de Os Desafios do Teatro Infantil, com Pavilhão da Magnólia (CE).
TEATRO PARA BEBÊS


A Oficina de Teatro para Bebês, com início no dia 21 de setembro, abre a programação do 5° TIC, com o intuito de estimular os grupos cearenses de teatro a produzirem obras para a primeira infância. A atividade será ministrada por uma referência em teatro para bebês na Espanha, Carlos Laredo, fundador da companhia hispano-brasileira La Casa Incierta. Os alunos, 15 no total, são atores e diretores de atuantes grupos locais profissionais. Entre eles, Teatro Máquina, Costureiras de Histórias e Cia Inquieta. No dia 04, às 10h30, os participantes fazem uma Demonstração Técnica, no Teatro Dragão do Mar, para um público de no máximo 40 bebês com adultos.


DUAS ESTREIAS



Duas companhias cearenses estreiam espetáculos no 5° TIC: "Ogroleto", do Pavilhão da Magnólia, grupo que comemora 10 anos de atividade em 2015, e "A Fábula do Monturo Velho", da Trupe ‘Caba de Chegar, que festeja 25 anos de atuação no teatro de rua.

"Ogroleto" é uma peça de autoria da canadense Suzane Lebeau, até então inédita no Nordeste do Brasil. Trata de temas muito presentes na infância, como: medos, dúvidas e diferenças. Nela, um menino se percebe muito diferente das demais crianças e lidar com essa diferença, para ser aceito, parece não ser fácil. Nessa árdua tarefa da aceitação, ele conta com a ajuda da sua mãe. Para encenar "Ogroleto", Pavilhão da Magnólia teve a direção de Miguel Vellinho da Cia PeQuod (RJ).

Com uma carreira marcada por espetáculos criativos, bem humorados e irreverentes, como “Quem Matou Zefinha?”, “A Farsa do Mestre Pathelin” e “Conversa de Lavadeiras”, a Trupe 'Caba de Chegar estreia no TIC "A Fábula do Monturo Velho", primeiro espetáculo infantil do grupo.


INTERNACIONAIS EM CENA

O TIC recebe este ano cinco atrações internacionais. A Cia La Casa Incierta, do espanhol Carlos Laredo e a brasileira Clarice Cardell, abre a programação artística do Festival no dia 02 e 03 com "A Geometria dos Sonhos", no Teatro Dragão do Mar. O grupo é precursor em Teatro para bebês, na Espanha, onde realizou oito edições do Ciclo Internacional de Teatro para a Primeira Infância "Rompiendo el Cascarón". A companhia foi residente do Centro de Arte Fernán Gómez de Madrid, onde organizou uma programação internacional permanente para recém-nascidos. Atualmente, a companhia está sediada em Brasília e organiza o Festival Primeiro Olhar.

Do Japão vem Senmaru Maruichi, da companhia Edo-Daikagura, que explora técnicas de malabares tradicionais do país. Com humor e irreverência, o artista vem difundindo a cultura japonesa por todo o mundo, já tendo participado de festivais na Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul, sendo esta a primeira vez no Nordeste brasileiro.

Uma obra leve e límpida, apesar de perturbadora, intelectualizada e às vezes primitiva. Assim é definida a "Ópera de Cabelos Secos", da Cia Blizzard Concept, da França. Através de uma manipulação significativa de objetos e de um teatro hormonal, a companhia propõe ao público entrar no seu mundo, em que nenhum objeto é subutilizado. O circo é a principal linguagem do grupo, que já se apresentou em diferentes países, como Israel, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e, estará pela primeira vez no Brasil.
Também da França, a Cia Act2, criada em 2008 pela bailarina Catherine Dreyfus, traz ao TIC o espetáculo de dança "Miravella", que transporta o público a um mundo primitivo onde formas e movimentos conduzem às nossas origens e exploram nosso lado animal. A dança, aqui, é matéria vibrante, ritmada e colorida. Musicalidade, poesia e fluidez compõem este trabalho.

"Molavin" é o espetáculo do ator, palhaço, diretor e professor Tato Villanueva, da Argentina, que desenvolve sua carreira com trabalhos que mesclam clown, palhaço, teatro de rua e diferentes técnicas circenses, contando com a participação intensa do público.

NACIONAIS

Artistas do Ceará, Pernambuco e São Paulo se apresentam nesta edição do TIC. De São Paulo, Chica e Olga Ateliê de Criações apresenta "Em Busca do Ingrediente Secreto". De Pernambuco, o festival recebe o show das Fadas Magrinhas, musical que mistura brincadeiras, sapateado, dança e circo, e a Cia Meias Palavras, com dois espetáculos, "As Travessuras de Mané Gostoso" e "Seu Rei Mandou". Antes de cada apresentação, a Cia Meias Palavras, fará no Sesc Senac Iracema um espaço de leitura, com a intenção de promover e partilhar com as crianças, pais e espectadores os livros de literatura que serviram e servem de inspiração para as criações de seus espetáculos. Do Ceará, além do Pavilhão da Magnólia e da Trupe 'Caba de Chegar, entram em cena no 5° TIC o Coletivo Cambada com "Quem tem medo do escuro?" e Teatro Máquina, apresentando "João Botão".

FESTIVAL TIC

Criado em 2011, o TIC promove novas formas de pensar e fazer a arte para a infância, com a proposta de quebrar velhos paradigmas e preconceitos em torno dessa linguagem que a perseguem há anos. Desde a primeira edição, o Festival reúne espetáculos nacionais com uma programação que explora inovadoras dramaturgias e estéticas, abordando narrativas pertinentes à família contemporânea.

Em 2015, o TIC segue se reinventando e cumpre seu papel de democratizar o acesso à cultura da infância e de promover o teatro infantil contemporâneo, trazendo novos ares para os palcos cearenses. O 5º TIC convoca às crianças a ocuparem o seu lugar na sociedade e reconhecerem-se como cidadãos de direitos, como o direito ao brincar, à convivência familiar e comunitária e à cultura.  São direitos assegurados no ECA, cujo aniversário poderia ser celebrado com a devida alegria se o lugar da criança tivesse saído mais do papel e invadido a sociedade e os poderes governamentais. Porém, o TIC acredita que este sonhado lugar das crianças está garantido. Ele está em um lugar onde tudo é possível: o teatro.
A quinta edição é apresentada pela Vivo, tem como patrocinadores CAIXA, Cagece e Coelce. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. É uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e promoção da Invento Produções Culturais.

SERVIÇO:
5º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará - De 02 a 12 de outubro em Fortaleza e de 09 a 11 em Sobral. Informações: (85)3048.6077 / fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br. t: @inventocultural. f: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.

ENDEREÇOS:

CAIXA Cultural Fortaleza:
Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema - Fortaleza. Tel: : (85) 3453-2770
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura:
Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema - Fortaleza. (85) 3488-8600

Theatro José de Alencar:
Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro - Fortaleza. (85)3101.2583

SESC SENAC Iracema:
Rua Boris, 90 - Praia de Iracema - Fortaleza. Tel: (85) 3252-2215

Estoril:
Rua dos Tabajaras, 359 -  Praia de Iracema.

Theatro São João (Sobral):
Praça São João, nº156– Centro - Sobral. Tel: (88)3611-2430

Nenhum comentário: