Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 28 de julho de 2015

Saúde] Redução de massa magra coloca em risco saúde dos idosos

A manutenção da massa muscular magra deve ser buscada em todas as fases da vida, mas é na terceira idade que se requer mais atenção nesse aspecto. Isso porque as atividades rotineiras se tornam um desafio com o envelhecimento. Para se ter uma ideia, um jovem de 20 anos pode ter perdido 50% da sua massa muscular quando chegar aos 90 anos.

A perda de massa muscular nessa faixa etária é responsável pela redução da força, aumento do risco de quedas e a lentidão nos movimentos. Além disso, menores quantidades de músculo contribuem para diminuição da densidade óssea, aumento da incidência de diabetes, menor capacidade aeróbica e diminuição do metabolismo basal.

SUGESTÃO DE FONTE: O nutricionista Daniel Coimbra afirma que é possível sim o idoso aumentar e manter a massa muscular magra. Para esse objetivo, é fundamental a combinação de esporte e alimentação saudável, além de acompanhamento cardiológico, físico e fisioterápico. É preciso que cada idoso procure os profissionais indicados para obter um diagnóstico preciso do que deve estabelecer na rotina de saúde esportiva, mas algumas dicas podem ajudar no dia-a-dia de idosos que fazem questão de manter a saúde em dia. 


A reposição de vitamina D e cálcio (caso dê alteração nos exames) para uma melhor resistência óssea, uma dieta bem equilibrada em carboidratos e gorduras e uma boa quantidade de proteínas são ideais para que a população da terceira idade possa prevenir a perda de músculo. A suplementação com Whey protein, que é a proteína do soro do leite, utilizada por atletas e praticantes de educação física, deve ser utilizada pelos idosos com o intuito de aumentar o estímulo para ganho de músculos e poder contar com todos os benefícios que esse tecido proporciona: melhor mobilidade, maior gasto calórico de repouso, melhor resistência aeróbica, independência, menor riscos de queda e facilidade de mobilidade.

Nenhum comentário: