Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 28 de julho de 2015

Saúde] Nutricionista dá dicas para substituir alimentos em época de preços altos

Inflação acumulada em 12 meses chega a 8,89%, maior taxa desde 2003

Quem vai ao supermercado já percebeu que os alimentos estão mais caros. Conforme dados divulgados pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo – a inflação acelerou e atingiu 8,9% no acumulado nos últimos 12 meses. Com essa realidade, as compras mensais impactam mais no bolso das famílias e para continuar se alimentando com saúde, a saída é substituir os alimentos nas refeições.

A nutricionista do Hapvida, Dra. Tanara Ferreira, destaca que é possível trocar alguns itens por outros mais baratos sem abrir mão de uma alimentação saudável. “As pessoas variam pouco o cardápio do dia a dia e, muitas vezes, trocar significa economizar, além de ser uma atitude mais saudável, pois uma alimentação repetitiva deixa a refeição pobre em nutrientes”, ressalta.

Uma boa dica para facilitar as substituições é observar a cor dos alimentos. “Alimentos vermelhos e alaranjados, por exemplo, são ricos em betacaroteno, dessa forma podemos substituir o tomate pela beterraba, pois possuem propriedades nutricionais semelhantes. A batata inglesa é rica em glicídios e pode ser substituída pela macaxeira ou mesmo a batata doce, uma opção mais econômica e saudável”, destaca.


A especialista sugere, ainda, que o consumidor aposte na variedade. "Dar preferência aos alimentos da época ou produzidos no estado como a banana, o caju, o limão, entre outros, e até mesmo reinventar receitas com alimentos que podem ter baixo valor comercial, mas que contém alto valor nutricional, são algumas das dicas para driblar os preços.”, destaca.


Nenhum comentário: