Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 30 de junho de 2015

Dragão do Mar] Programação

► Espetáculo Quem Tem Medo de Travesti? Coletivo Artístico As Travestidas - Dramaturgia e Direção: Jezebel De Carli e Silvero Pereira

Novo trabalho do Coletivo Artístico As Travestidas, o espétaculo consiste em uma pesquisa, continuada, de investigação sobre o universo "trans" no Brasil. Está ancorado e potencializado na utilização da linguagem teatral como instrumento de questionamento e transformação social. Trata-se de um espetáculo teatro-musical com uma equipe composta por atores, cantores e bailarinos. Deste modo, o espetáculo se constrói a partir de uma pesquisa histórica do papel da travesti no teatro e na sociedade, desde sua participação no início das primeiras encenações, passando pelo glamour do teatro de revista e chegando à decadência e marginalização da figura "trans" na nossa atual sociedade. É um espetáculo de pesquisa social, antropológica e artística.

Escrito e dirigido por Silvero Pereira, ator e pesquisador cearense, e Jezebel De Carli, professora e diretora gaúcha, o trabalho surge de uma parceria iniciada em 2013 com a montagem do espetáculo BR-TRANS. Esse intercâmbio possibilitou a criação de novos laços, tendo o novo espetáculo contato com artistas do Ceará, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

A pesquisa de encenação, estética, trilha sonora e dramaturgia foram criadas a partir de fragmentos de vida reais, coletados através de conversas com travestis, transexuais e transformistas, bem como pesquisas acadêmicas e documentários em vídeos. O Espetáculo expõe histórias sobre glamour, arte, exclusão, decadência e violência, presentes no cotidiano desta população. Entretanto, subvertendo estas tristes histórias, a obra vai além ao abordar narrativas de superação e transformação e tendo, também, como interesse o fortalecimento e ampliação dessa investigação, promovendo um estudo a cerca da "artesania" e "travestilidade" enquanto metodologia em Artes Cênicas, buscando a valorização do ator-transformista e da criação do conceito, em teatro, da "travesti" enquanto alter-ego do ator.

Assim, o projeto tem sua realização como uma produção independente do Coletivo Artístico As Travestidas contando com o apoio cultural do Edital de Incentivo Às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

FICHA TÉCNICA
Direção e Dramaturgia: Jezebel De Carli e Silvero Pereira
Elenco: Denis Lacerda ( Deydianne Piaf), Verónica Valenttino (Jomar Carramanhos), Alicia Pietá, Patrícia Dawson, Italo Lopes ( Karolaynne Carton) Diego Salvador (Yasmin Shirran) e Rodrigo Ferreira (Mulher Barbada)
Produção: Silvero Pereira e Lukas Nóbrega
Produção Executiva: Lucas Nóbrega, Denis Lacerda e Fabio Vieira
Fotos Divulgação : Leonardo Pequiar
Iluminação: Fabio Oliveira
Operadores técnicos: Bio Falcão e Fabio Vieira
Realização: Coletivo Artístico As Travestidas

Dias 3, 4 e 5 de julho, às 20h, no Teatro Dragão do Mar (Fortaleza / CE) . Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Classificação: 18 anos. 


► Virada Cultura Contra a Redução da Maioridade Penal
Vários movimentos e frentes sociais se unem aos artistas cearenses num grande ato cultural contra a Redução da Maioridade Penal. Programação terá música, shows de hip hop, capoeira e diversas outras ações artísticas. Release completo será enviado em breve.

A partir das 17h > Praça Almirante Saldanha > Gratuito

Nenhum comentário: