Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Exposição] Segue em cartaz, na Caixa Cultural Fortaleza, a World Press Photo 2014






Serão 143 fotos vencedoras de um dos mais importantes concursos internacionais 
de fotojornalismo de 2013 


Até 1º de março, os fortalezenses e visitantes da cidade podem conferir, de perto, a exposição World Press Photo 2014 (WPP). Na Caixa Cultural Fortaleza estão reunidas 143 fotos vencedoras de um dos mais importantes concursos internacionais de fotojornalismo de 2013. Em sua 57ª edição, o WPP contemplou trabalhos de 53 fotógrafos de 25 países, divididos em categorias como política, economia, esportes, cultura e natureza. A exposição itinerante percorre 100 cidades em 45 países. No Brasil, ela já passou pelo Rio de Janeiro.

O prêmio principal foi para a foto Signal, do norte-americano John Stanmeyer, para a National Geographic, tirada na costa do Djibouti, mostrando migrantes africanos tentando captar a rede de celular da vizinha Somália. “É uma imagem muito sofisticada, poderosamente matizada. É feita tão sutilmente, é tão poética e, no entanto, está carregada de significado, transmitindo assuntos de grande gravidade e preocupação no mundo de hoje", comentou Jillian Edelstein, membro do júri, sobre a imagem.

O júri, composto por fotógrafos, editores de imagem, curadores e críticos de fotografia, avaliou para esta edição 98.671 trabalhos de 5.574 fotógrafos de 132 países.  “O World Press Photo é, sem dúvida, um dos instrumentos mais poderosos de incentivo à fotografia documental. Além de difundir o melhor do jornalismo fotográfico, a mostra ajuda a ampliar a difusão dos principais temas da atualidade. Nós, do júri, seguimos o critério de identificar as imagens que, a um só tempo, chamam atenção pelo conteúdo e estética, e encantam tanto quanto informam”, afirma o fotógrafo brasileiro da revista National Geographic, Luciano Candisani, que este ano integrou o júri internacional do concurso.

A fundação: A World Press Photo, organização independente sem fins lucrativos, promove anualmente o maior concurso internacional de jornalismo visual. A fundação, com sede em Amsterdã, está empenhada em apoiar e promover elevados padrões no fotojornalismo e nos documentários, gerar interesse e reconhecimento do grande público pelo trabalho dos fotógrafos e de outros jornalistas visuais, além de atuar na promoção da livre troca de informações.


Serviço:
Exposição “World Press Photo 2014”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 28 de janeiro a 1º de março de 2015
Horários: de terça-feira a sábado, das 10 às 20 horas e aos domingos das 10 às 19 horas
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada gratuita

Nenhum comentário: