Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 23 de agosto de 2014

Teatro] A poética do cancioneiro popular no espetáculo Fela da Gaita





A companhia de Tocantins une dança, teatro e música nesta montagem, que engloba pesquisas sobre a “commedia dell'arte”. Apresentações de 28 a 31 de agosto na Caixa Cultural Fortaleza

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 28 a 31 de agosto, o espetáculo "Fela da Gaita", do grupo tocantinense Lamira Artes Cênicas. Uma poética elaborada em torno do universo do Romanceiro Popular do Nordeste, a montagem agrega dança, teatro e música numa mesma intenção: enaltecer a genialidade dos artistas do Nordeste brasileiro. Além do espetáculo, a companhia vai ministrar uma oficina.

A obra leva ao palco situações do cotidiano dos repentistas, histórias que são comumente retratadas nos cordéis, no teatro de mamulengo, nos repentes, situações estas criadas pelo poeta cantador, o aboiador e outros. “A proposta é fazer uma releitura que relaciona o universo do Romanceiro Popular, com o universo urbano e globalizado da atualidade. Nosso intuito é produzir uma nova experiência estética para o nosso público”, explica a diretora geral do espetáculo, Carolina Galgane.

João Vicente, diretor artístico do espetáculo, explica que o processo de montagem de "Fela da Gaita" englobou pesquisas sobre a commedia dell'arte, o uso de máscaras para construir personagens e a movimentação articular existente na manipulação de títeres (marionetes). “Colocamos em cena vários elementos do teatro, da dança, da literatura e da música para compor esse espetáculo que é, na verdade, uma grande homenagem aos artistas populares nordestinos e suas ricas obras”, explana Vicente.

Sobre a Lamira: As produções da Lamira Artes Cênicas partem do trabalho conjunto entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural. Desde seu início, a Lamira constrói espetáculos que servem de referência estética a Palmas, capital onde está inserida, e vem representando a produção cênica tocantinense pelo Brasil em mais de 25 estados.

 
SERVIÇO:

ESPETÁCULO
Fela da Gaita - De 28 a 31 de agosto de 2014 na CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema). Horário: Quinta a sábado às 20h, domingo às 19h. Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Duração do espetáculo: 45 minutos. Classificação indicativa: Livre. Vendas a partir do dia 27 de agosto, das 10h às 20h. Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais. Informações: (85) 3453-2770.


Nenhum comentário: