Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Mostra – CE] Inscrições abertas para masterclass sobre a obra do cineasta Walter Carvalho





O crítico e pesquisador de cinema Sérgio Moriconi estará em Fortaleza na próxima semana. No dia 1º de maio, às 13h, na Caixa Cultural Fortaleza, ele ministra masterclass sobre a obra do cineasta Walter Carvalho, que é um dos mais importantes diretores de fotografia em atividade no audiovisual brasileiro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail blgentretenimento@gmail.com. As vagas são imitadas.

A masterclass é parte da programação da mostra “A Luz (Imagem) de Walter Carvalho”, que acontece de 29 de abril a 4 de maio na CAIXA Cultural Fortaleza. A Mostra exibirá 21 produções, entre longas e curtas-metragens, em homenagem a Walter Carvalho, que completa 35 anos de carreira em 2014. O projeto tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Também na quinta-feira, às 19h, haverá uma mesa de debate com o tema “Walter Carvalho e a fotografia no cinema brasileiro”, com a participação de Sérgio Moriconi e Marcelo Ikeda, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo como mediador Breno Lira Gomes, um dos curadores da Mostra. O debate será com entrada franca, mediante distribuição de senhas.


SERGIO MORICONI

Sérgio Moriconi é cineasta, professor, crítico de cinema da revista Roteiro. Dirigiu o curta-metragem Athos, uma homenagem ao artista Athos Bulcão. Colaborou no roteiro de vários curtas e longas. Ao lado da Objeto Sim, é o criador e curador do Slow Filme - Festival Internacional de Cinema e Alimentação, que acontece na cidade goiana de Pirenópolis. É o autor do livro Cinema – Apontamentos Para Uma História, editado pelo ITS. Atualmente é programador do Cine Brasília.

WALTER CARVALHO


"Quando se fala em fotografia para cinema, no Brasil, o primeiro nome que vem é de Walter Carvalho. Mesmo com 7,5 graus de miopia, ele consegue encantar o espectador com uma luz que emociona e chama a atenção. A mostra será uma aula de história do cinema brasileiro, nos últimos anos, englobando não só a evolução da fotografia, mas também da narrativa e dos meios de produção”, explicam os curadores Breno Lira Gomes e Carla Barbosa.

Walter Carvalho já assinou a fotografia de mais de 70 produções. Além de consagrado nessa arte, também dirigiu seus próprios filmes, entre os quais, “Raul – o início, o fim e o meio”, “Budapeste”, “Moacyr arte bruta”, “MAM S.O.S.”,  “Cazuza – O tempo não para” (codireção com Sandra Werneck) e “Janela da alma” (codireção com João Jardim).

Paraibano de João Pessoa, nascido em 1947, Walter Carvalho começou sua carreira com remanescentes do Cinema Novo, trabalhou com nomes surgidos nos anos 1980 e ganhou grande destaque a partir da Retomada. Walter não se limitou a assinar a fotografia dos filmes, também dirigiu seus próprios filmes como “Raul – o início, o fim e o meio”, “Budapeste”, “Moacyr arte bruta” e “MAM S.O.S.”, além de assinar a codireção de “Cazuza – O tempo não para” e “Janela da alma”. Sua estreia na ficção foi em “Boi de Prata”, de Augusto Ribeiro Jr., produto da primeira safra da política da Embrafilme, de implantar novos polos cinematográficos em convênio com os estados. Também trabalhou em parceria com o irmão Wladimir Carvalho e com o filho Lula Carvalho.

OS FILMES DA MOSTRA

A mostra será um passeio pela história do cinema brasileiro, nos últimos 40 anos, abrangendo a evolução da fotografia, a narrativa e os meios de produção. A seleção de filmes mostra a versatilidade do diretor de fotografia, pois reúne obras de cineastas tão distintos como Claudio Assis, Julio Bressane, Walter Salles Jr, João Moreira Salles, Sandra Werneck, Ruy Guerra e Karim Ainouz, entre outros.

Entre os muitos filmes que serão exibidos na mostra, em Fortaleza, destaque para produções como "Budapeste", de Walter Carvalho (2009); "Chega de Saudade", de Laís Bodanzky (2007); "Madame Satã", de Karim Aïnouz ( 2002); e "Amarelo Manga", de Cláudio Assis (2003).



FICHA TÉCNICA:

Idealização: Carla Barbosa. Curadores: Breno Lira Gomes e Carla Barbosa. Coordenação geral: Breno Lira Gomes e Carla Barbosa. Produção executiva: Mariana Sobreira. Assistente de produção: João Monteiro. Coordenação editorial: Angélica Coutinho. Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal.



SERVIÇO:

Mostra “A Luz (Imagem) de Walter Carvalho”
Data: 29 de abril a 4 de maio de 2014  (terça-feira a domingo)
Local: Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Classificação indicativa: consultar programação por filme
Hora: consultar programação
Telefone: (85) 3453-2770
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Nenhum comentário: