Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

[Palestra – CE] Professora e Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rosana de Freitas palestra e lança livro sobre a obra crítica de Reynaldo Roels Jr.

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e curadora do Centro de Pesquisa e Documentação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), a professora Rosana de Freitas apresentará o tema e lançará o livro "Reynaldo Roels Jr.: Crítica Reunida", dentro do programa Troca de Ideias, no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108), no próximo dia 9 de novembro (terça-feira), às 19 horas. A palestra e debate têm entrada franca. No evento, a distribuição do livro será gratuita.
Segundo a professora Rosana de Freitas, "como contribuição fundamental à circulação e à reflexão da nossa produção artística e ao entendimento e discussão das iniciativas internacionais em solo brasileiro, os textos de Reynaldo Roels Jr. merecem transcender os arquivos públicos e privados, e retornar à arena pública".
Organizado por Rosana de Freitas, o livro em lançamento busca traçar um percurso biográfico de Reynaldo Roels Jr. A obra tem 500 páginas e foi contemplada pelo edital Conexões Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras. A publicação tem textos de Reynaldo Roels Jr., que vivenciou, como poucos, momentos importantes da história da arte.
Como testemunha ocular, Reynaldo Roels Jr. tratou, por exemplo, do debate em torno da transvanguarda: a presença e a discussão de Bonito Oliva no Brasil, e as mostras de pintura dos anos 1980 - nacionais e estrangeiras - realizadas no País. Rosana de Freitas destaca a personalidade singular do artista: "senhor de um humor ímpar e rara erudição, sua presença, a um só tempo era discreta e intensa", revela.

Reynaldo Roels Jr. foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio) por dois anos (2007 a 2009), com passagem também pelo centro de pesquisa e documentação do museu, além de diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e pesquisador em História Oral no Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carioca nascido no bairro da Urca, Roels Jr. nasceu em 1951 e faleceu em julho de 2009, dedicando a maior parte de sua vida às artes.
Conhecido por suas críticas de artes plásticas publicadas no Jornal do Brasil na década de 1980, era formado em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e pós-graduado em História da Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante quatro anos trabalhou como diretor e professor de Estética e História da Arte da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Também foi curador da coleção de arte de Gilberto Chateaubriand, criando salas no MAM-Rio com uma exposição permanente das obras. Entre seus últimos trabalhos como curador, constam as exposições "Nova Figuração", "MAM 60 Anos" e "Neoconcretismo 50 Anos". Reynaldo Roels Jr. deixou texto inédito sobre a evolução da escultura no Brasil.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Professora Rosana de Freitas (palestrante) - (21) 8305.2619 / 2240.4944 / Ramal 4903 - coord_doc@mamrio.org.br

Nenhum comentário: