Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

[Festas – CE] DOMINGUINHOS FAZ SHOW NO KUKUKAYA PRÓXIMO DIA 05/11


Dominguinhos faz show no Kukukaya

Mais importante sanfoneiro do Brasil na atualidade volta aos palcos da casa de shows

Ele dispensa maiores apresentações. Seu nome, por si só, já traz uma carga histórica e afetiva que a todos encanta. E é ele, Dominguinhos, o maior discípulo de Luiz Gonzaga e mais importante sanfoneiro do Brasil na atualidade, que faz show no próximo dia 5/11 no Kukukaya, espaço cultural que assume um compromisso declarado com a cultura tradicional popular do Ceará, a partir das 22h. O show do mestre será antecedido pelo de Zé de Manu, também importante sanfoneiro local, e encerrado pelo de Bob Araújo.

Mas se o discípulo Dominguinhos reverencia suas raízes e seus mestres, também tem o dever de renovar seu aprendizado: um dos diferenciais artísticos de Dominguinhos é nunca seguir um roteiro para os shows que realiza. Então, quem for ao Kukukaya no próximo dia 5, vai ver um show versátil, alegre e pulsante, diferente de todos que porventura já tenha visto. O trabalho de Dominguinhos é mais uma prova de que pouco importa o sotaque ou as origens quando se trata de fazer música; o que conta mesmo é a sensibilidade e o talento capazes de transformar poesias, memórias e paisagens em obras de arte.

José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, nasceu em Garanhuns (PE), em 1941, e começou a tocar e compor aos oito anos de idade, passando pela sanfoninha de 8, 48, 80 e 120 baixos. Em 1950, conheceu Luiz Gonzaga, indo para o Rio de Janeiro em 1954, quando ganhou do Rei do Baião uma sanfona de presente. Esse oi o passo inicial para que Dominguinhos passasse a fazer parte da vida de Luiz Gonzaga. Foi com ele, inclusive, no ano de 1956, que Dominguinhos gravou o seu primeiro disco. De lá para cá, já gravou mais de 40 discos, entre LPs e CDs.  Como músico já atuou com outros grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa etc.

Como autor, já compôs com quase todos os nomes da MPB, tendo canções como “Eu Só Quero Um Xodó” e “Tenho Sede” (parcerias com Anastácia); “Gostoso Demais”, “Isso Aqui Tá Bom Demais” e “De Volta Pro Aconchego” (parcerias com Nando Cordel), “Lamento Sertanejo” (parceria com Gilberto Gil), “Tantas Palavras” (parceria com Chico Buarque) gravadas por artistas referenciais, como Elba Ramalho, Gilberto Gil, Fagner e tantos outros.

E são esse talento e carisma histórico que farão os forrozeiros dançar e se admirar dia 5 no Kukukaya. Já o dia 6 terá show do grupo Pé de Serra do Agreste. Formado há 18 anos, o grupo de Fortaleza levanta a bandeira do autêntico forró pé-de-serra, indo dos mestres Luiz Gonzaga e Dominguinhos ao repertório autoral, passando por Dorgival Dantas e Waldonys. No palco, zabumba, triângulo, sanfona, baixo e guitarra vão animar os forrozeiros. Nessa noite, o show será aberto pelo grupo Forró da Hora e encerrado por Bob Araújo. 

Programação:
DIA 5
Zé de Manu
Dominguinhos
Bob Araújo

DIA 6
Forró da Hora
Pé de Serra do Agreste
Bob Araújo

Serviço: Show de Dominguinhos no Kukukaya (Av. Pontes Vieira, 55 – Dionísio Torres). Dia 5/11, a partir das 22h. Mais informações: (85) 3227.5661 e www.kukukaya.com.br 

Nenhum comentário: