Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

[Notícias] Vila das Artes

AUDIOVISUAL
Cursos de audiovisual da Vila recebem inscrições só até esta sexta-feira

A Vila das Artes recebe até amanhã, dia 26, inscrições para os cursos gratuitos de Doc Web e Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro), das 9h às 20h. Os editais e as fichas de inscrições podem ser acessados na seção Editais do site da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br). As aulas dos cursos acontecerão no período da noite. Mais informações pelo telefone 3252-1444.
Os Cursos
Documentário para Web. Neste curso a mídia é você. Voltado para coletivos culturais ligados a instituições ou independentes, o curso oferece uma formação em linguagem audiovisual para web com a produção de vídeos documentários, videoarte, notícias, entre outros. O curso terá 450 horas-aula distribuídas em módulos: Antropologia, História e Cultura Local; Introdução à Linguagem Audiovisual; Cultura Digital, Dispositivos e Ambientes Interativos; Criação e Roteiro; Direção; Produção; Edição; Fotografia e Documentário. Caberá a cada grupo delimitar os espaços urbanos e as propostas de atuação conforme o recorte que julgar mais adequado à sua intervenção. Cada grupo deverá ser formado por, no mínimo três e, no máximo cinco integrantes.
Pontos de Corte. È uma nova forma de refletir sobre arte, cultura e a cidade. O curso é sustentado pelo tripé: formação e apoio a agentes culturais independentes; apoio à autonomia e sustentabilidade dos grupos; e apoio a ação cineclubista – o cineclubismo em rede. Estimula a exibição de filmes e vídeos e ações culturais em vários espaços da cidade. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos. As oficinas vão desde introdução ao universo do audiovisual, com suas diferentes linguagens ao longo da história, gestão e planejamento de ações culturais.

DEBATES INCALCULÁVEIS
A Cidade, a forma de intercâmbio é tema de debate com Fausto Nilo na próxima segunda
O Debates Incalculáveis, encontro promovido pelo Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, volta na próxima segunda, dia 1º de março. O encontro, aberto ao público, é um convite para a reflexão sobre arte, cidade, política e as relações pessoais. Debates Incalculáveis é espaço para o encontro de artistas, pesquisadores, estudantes e interessados nos questionamentos e nas inquietações do pensamento contemporâneo. No dia 1º de março quem comanda este encontro é o arquiteto, compositor e poeta Fausto Nilo que propõe refletir sobre a Cidade, a forma de intercâmbio. O encontro é gratuito e acontece às 18h30, no auditório da Vila, Rua 24 de Maio, 1221, centro. Informações pelo telefone 3105-1404.


CINECLUBE VILA DAS ARTES

O cineclube da Vila voltou. Agora todas as quartas às 18h30 acontece exibições de filmes de arte seguidas de bate papo.

O Cineclube Vila das Artes voltou. Em março traz uma seleção de filmes que vai do espanhol Luiz Buñuel ao mestre do western americano John Ford. Toda quarta-feira a partir das 18h30 é exibido um filme no auditório da Vila das Artes. A entrada é gratuita. Nesta quarta, dia 3, tem exibição de vários curtas: O Cão Andaluz, de Luiz Buñuel (1928), O Retorno à Razão, de Man Ray (1923), Ballet Mecânico, de Fernand Léger (1924) e Cinema Anêmico, de Marcel Duchamp (1926). O Cineclube é espaço de debate sobre filmes de arte de conceituados cineastas. A cada semana um pesquisador, cineasta ou professor é convidado para conduzir o bate papo com o público.


CIRCULANDO BRASIL
Vila das Artes recebe vídeos e filmes para enviar aos festivais de cinema do pais

O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, programa Olhar Brasil mantido entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Fortaleza, é espaço que viabiliza ações de formação na área do audiovisual e fomenta a produção independente. No momento seu programa Circulando Brasil, que faz o envio gratuito de filmes e vídeos cearenses para festivais e mostras em todo o País, está recebendo material para dois festivais. Para participar é preciso fazer um cadastramento na secretaria da Vila das Artes, Rua 24 de maio, 1221, centro. Informações (85) 3105.1410. Confira os festivais que estão com inscrições abertas e observe os prazos de entrega.
17º Cine Sul - Festival Ibero Americano de Cinema e Vídeo (www.cinesul.com.br) – Recebe produções finalizadas entre os anos de 2008 e 2010 e que não tenham sido exibidos no Brasil em salas comerciais ou televisão aberta. O Núcleo de Produção Digital recebe inscrições até o dia 12 de março.
18º Anima Mundi - Festival Internacional de Animação (www.animamundi.com.br) – O Núcleo de Produção Digital recebe inscrições até o dia 15 de Março.


EDITAL
Narre em 6 minutos a história que passa pela rua. Seleção de roteiros para vídeo coletivo Se Essa Rua Fosse Minha...
Se você tem uma boa história, fato curioso, lembranças de infância, de personagens, passagens históricas, significado do nome de uma rua mande um roteiro e participe da seleção do Edital Se Essa Rua Fosse Minha. Seis vídeos contarão a história de ruas de Fortaleza num vídeo coletivo a ser lançado no dia 30 de abril de 2010 como comemoração do aniversário de 284 anos da Cidade. O vídeo faz parte de uma série que a Vila das Artes (equipamento da Prefeitura de Fortaleza), através de seu Núcleo de Produção Digital (programa Olhar Brasil mantido em parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura) lança anualmente desde 2008. O primeiro foi Fortalezas 24H, que retratou o cotidiano da cidade em um minuto do dia. O segundo Fortalezas, trazendo histórias (reais ou fictícias) de personagens da cidade. O objetivo é preservar a memória do cotidiano da cidade e revelar sua pluralidade, beleza, fatos e personagens que constroem e transformam a cada dia a própria história que se mistura e se ladrilha à história de Fortaleza. As inscrições para Se Essa Rua Fosse Minha já estão abertas e vão até o dia 12 de março. Qualquer pessoa pode participar basta escrever um roteiro, proposta audiovisual autoral e artística, que tenha duração entre 1 e 6 minutos. O projeto pode ser documental, ficcional, experimental ou de animação, cujo teor não seja para fins publicitários, institucionais ou político-partidários. O vídeo concluído será exibido em vários espaços da Cidade.
As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes, na Rua 24 de Maio, nº 1221, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 20h, ou através dos serviços de postagem dos Correios. Mais informações no Edital que pode ser acessado na seção Editais do site da Prefeitura de Fortaleza www.fortaleza.ce.gov.br, ou pelo telefone 3252-1444.

PONTOS DE CORTE

Uma seleção de filmes homenageia o mês que celebra o Dia Internacional da Mulher.

Opção para debate e encontro filosófico. As exibições são feitas pelos coletivos formados pela Vila das Artes, através do Curso de Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte que há pouco mais de dois anos intervém no cotidiano urbano da Cidade. Além de exibição de filmes, os coletivos promovem ações artísticas e culturais gratuitas como intervenções em praças, universidades, organizações e espaços públicos. Acompanhe:

Cineclube Filosofia// Mostra Mulheres
Laboratório de Áudio e Vídeo 2, Centro de Humanidades da UECE// Avenida Luciano Carneiro, 345//às 16h. Informações (85) 8819-0362

Dia 5 - A Bela da Tarde (Luis Buñuel - França/Itália - 1967)
Esta é a história de Séverine, jovem rica, casada com um cirurgião de sucesso e infeliz, que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias sexuais e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Curiosa, Séverine termina acostumando-se a uma vida dupla. Até o aparecimento de Marcel, um delinqüente que se enamora da mulher e complica a cômoda situação da protagonista. Baseado no romance de Joseph Kessel.


Artivismo em Rede/
Rua da Alerta, 47, Benfica. Entre avenidas Domingos Olímpio, Teresa Cristina e Padre Mororó. Informações artivismoemrede@gmail.com artivismoemrede.ning.com

Mostra Cine Gastrô - homenagem a atriz e gourmet cearense Florinda Bulcão (foto).
Dia 4, às 19h - Anônimo Veneziano, de Enrico Maria Salerno ( ITA, 1970)
Músico de renome e em estado terminal convida sua ex-mulher para visitá-lo em Veneza. Ao som da belíssima trilha sonora de Stelvio Cipriani, eles passeiam pelas ruas da cidade e conversam sobre o antigo relacionamento, o filho em comum, o amor e a vida. Com lindas imagens de Veneza. Anônimo Veneziano é um romance inesquecível que tornou símbolo de uma geração de cinéfilos.



ENCONTRO DAS ARTES

Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, a Vila das Artes é espaço voltado para a formação, pesquisa, produção e difusão em arte. Situado no centro de Fortaleza, reúne em seu espaço as Escolas Públicas de Dança e Audiovisual, o Núcleo de Produção Digital, Biblioteca e Videoteca. Tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, FCPC e a Rede Olhar Brasil. Apoio da Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811) e patrocínio do Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultural do Ministério da Cultura e Governo Federal. Todas as atividades são gratuitas.
Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza. Ceará. Brasil
Telefone (55+85) 3252-1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com. Siga no twitter.com/viladasartes.
Escola Pública de Dança - 3105-1402 escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual - 3105-1404 escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Núcleo de Produção Digital - 3105-1410 npdfortaleza@gmail.com

Nenhum comentário: