Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 17 de outubro de 2009

PROGRAMAÇÃO CULTURAL GRATUITA DA PREFEITURA (15 a 18/10)

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), possui uma programação cultural semanal gratuita para todos os gostos e idades. Confira!


60º SALÃO DE ABRIL\\

Impossível passar incólume. A sexagésima edição do Salão de Abril, principal mostra de artes visuais realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), está com um corredor expositivo a céu aberto em pleno centro da cidade. Trabalhos de 30 artistas estão sendo apresentados pela Cidade, entre desenhos, esculturas, gravuras, instalações, fotografias, objetos, pinturas, performances, intervenções urbanas e videoarte. As obras traçam um caminho que interliga o Passeio Público às ruas Major Facundo e Senador Alencar, culminando na galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor (CRP). De alcance nacional, o Salão de Abril, um dos mais antigos da América Latina e o segundo do Brasil, se desdobra para além do espaço museológico propriamente dito justamente para dar visibilidade ao tema que lhe é intrínseco em 2009: qual o lugar da arte? As obras da 60ª edição se propõem a aproximar a arte da população, principalmente de quem não percorre o circuito das galerias e museus, franqueando o acesso à produção artística contemporânea de Fortaleza e do Brasil e instituindo novos espaços para fruição artística, inseridos em espaços urbanos de valor afetivo e histórico.
Para marcar seis décadas de existência, o Salão de Abril também se bifurca: em paralelo à exposição de arte contemporânea, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) está com a mostra Salão Histórico, reunindo obras selecionadas nas 30 primeiras edições da mostra. O Salão Histórico segue até 15 de outubro.

Serviço

60º Salão de Abril – Qual o Lugar de Arte?
- Mostra contemporânea - A mostra segue até 7 de novembro, dividindo-se entre o Centro de Referência do Professor – Galeria Antônio Bandeira (Rua Conde D’Eu, 560, Centro – Antigo Mercado Central), o Passeio Público e as ruas Major Facundo e Senador Alencar. De segunda a sexta, das 8h às 19h / sábados, das 10h às 17h. Mais informações: (85) 3105.1386/1358.
- Salão Histórico – Até hoje no Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil – CCBNB (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro). De terça a sábado das 10h às 20h / Domingo, das 10h às 18h.


Programação

DIA 17

Blues Label

Serviço

Projeto Casa do Blues

Praça do Mercado do Joaquim Távora (Av. Pontes Vieira, entre as ruas Fiscal Vieira e Cap. Gustavo), às 18h. Entrada gratuita. Mais informações: www.casadoblues.com.br

DIA 11 (Domingo)

FORRÓ NO MERCADO\\ 19h

Aos domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo 18, o dono do palco é do forrozeiro e cordelista Chico Salles, que vai ao Forró no Mercado com sua banda de forró pé de serra, cantando com muita alegria e descontração.
Nascido em Sousa (PB), Chico Salles mudou-se para o Rio de Janeiro nos anos de 1970, levando na bagagem as influências musicais que marcaram sua adolescência no Nordeste. Inspiradas nos xotes, xaxados e baiões que alegravam as noites do sertão paraibano, nasceram suas primeiras composições, que nessa época eram mostradas apenas em reuniões familiares.
Atualmente, Chico é membro e diretor cultural da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ocupando a cadeira originalmente pertencida a Catulo da Paixão Cearense. Ele também está lançando o seu quarto CD, "Tá no sangue e no suor", e três novos títulos de literatura de cordel, "Manel Xicote", "Salim, Jacó e Joaquim" e "O pai do vento".
Esta é a terceira vez que Chico Salles vai ao Forró do Mercado. E para esta apresentação, hoje ele leva um repertório com músicas próprias e de consagrados artistas, como Gonzagão, Jackson do Pandeiro, Gordurinha, Jacinto Silva, Trio Nordestino e os cocos de Biliu, de Campina Grande (PB).

Serviço

Forró no Mercado com Chico Salles, dia 18, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Nenhum comentário: