Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par em Par 2008


COMEÇA NESTA SEXTA (17) O ENCONTRO TERCEIRA MARGEM
Ação formativa da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par em Par 2008 traz ao Centro de Convenções a cia. francesa Maguy Marin, com o espetáculo Umwelt

Começa nesta sexta-feira, 17/10, o Encontro Terceira Margem, ação formativa da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par em Par 2008, que segue até o dia 26 de outubro em diversos espaços de Fortaleza. Para a abertura, a convidada especial é a companhia francesa Maguy Marin, que apresenta o espetáculo Umwelt - do alemão “ambiente”, termo utilizado pela filosofia para abordar a inter-relação e influências estabelecidas entre sujeito e meio. Em Umwelt, Maguy Marin apresenta fragmentos e possibilidades de combinação de situações, num jogo de movimentos que acontecem entre espelhos dispostos ao fundo do palco.

Nascida em Toulouse, a coreógrafa tem formação em dança clássica, integrou o Ballet de Strasbourg e, em 1970, seguiu para a École Mudra em Bruxelas, na Bélgica, onde dançou o “Ballet du XXe siècle”, sob direção de Maurice Béjart. Com a peça “May B”, em 1981, tornou-se um dos mais importantes nomes da “Nova Dança Francesa”. Atualmente, segue com mais de 40 peças compostas e com o trabalho no Centro Coreográfico Nacional de Rillieux-la-Pape.

A Abertura Oficial do Encontro Terceira Margem acontece às 20h, no Centro de Convenções Edson Queiroz. Por questão de organização, as bilheterias abrem três horas antes do início dos espetáculos, para que o público possa retirar os ingressos. A entrada em todas as atividades do Encontro Terceira Margem é gratuita.

O QUE É O ENCONTRO TERCEIRA MARGEM

Com o foco na relação entre corpo e imagem e as possibilidades criadas a partir do diálogo entre as diversas linguagens, o Encontro Terceira Margem, ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par em Par 2008, propõe uma mostra de trabalhos que exploram diferentes suportes de apresentação e volta-se para as artes do corpo, fomentando discussão, formação e pesquisa em torno de trabalhos que tenham na imagem um ponto de re-elaboração da corporeidade.

Para o Encontro, instalações, intervenções urbanas, mostra de vídeos, mini-cursos, mesas-redondas, retrospectivas, debates, espetáculos de companhias e bailarinos convidados e seminário com o tema “Presença e Performance, as linguagens do corpo através da imagem”. Coreógrafos, artistas e pesquisadores cearenses, nacionais e do exterior participam.

ONDE ACONTECE

Serão dez dias de extensa programação em Fortaleza, com maior parte das atividades alocadas nas futuras instalações da Caixa Cultural, prédio da Caixa Econômica Federal tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Antropológico Nacional (IPHAN), que será restaurado para abrigar o Centro Cultural do banco e terá seus 3.000 metros quadrados de área construída ocupados com atividades da Bienal de Dança. Em sua fachada serão exibidos vídeos nacionais e internacionais e em suas salas haverá instalações e intervenções. Além do espaço Caixa Cultural, o Terceira Margem acontece no Centro de Convenções Edson Queiroz, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Centro Cultural Bom Jardim, no Teatro das Marias, no Sesc Senac Iracema e em terminais de ônibus e conta com exibições em fachadas de prédios da capital cearense.

O QUE ACONTECE

ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS E NACIONAIS

Após a abertura com a companhia francesa Maguy Marin, a Bienal De Par em Par 2008 reúne outros grandes nomes da dança internacional e nacional. Da França, Fabrice Lambert traz o espetáculo “Gravité”, uma instalação e uma coreografia para um corpo apoiado sobre um plano de água constantemente atravessado por luz e som, a fim de revelar os menores detalhes dos movimentos, que permite a reverberação numa tela branca situada atrás deste. Lambert foi Artista Associado na Scène Nationale Le Manège à La Roche sur Yon de 2003 a 2007 e colaborou, no trabalho de pesquisa da companhia Expérience Harmaat, com artistas plásticos, videomakers e bailarinos, o que resultou na criação de várias peças.

Edgardo Mercado, da Argentina, participa do Encontro com as performances “Tierra del Mandelbrot” e “Plano Difuso”, ambas tendo como cenário a forma de uma caixa preta produzida pela luz e projeções de vídeo, na qual se reproduzem imagens geradas digitalmente.

Do Brasil, Ricky Seabra e Andréa Jabor apresentam o espetáculo “Isadora.Orb, a Metáfora Final”, uma fábula multimídia sobre o desejo do artista de conhecer o espaço sideral para poder criar poesia e arte em órbita ao redor da terra. Os criadores do espetáculo têm como inspiração a bailarina Isadora Duncan, que revolucionou a dança no início do século XX, e desenvolvem um trabalho que explora a possibilidade de criar arte na gravidade zero.

A instalação “O Banho”, da dançarina e coreógrafa Marta Soares (SP), reflete sobre vida de Sebastiana de Mello Freire, D.Yayá, mulher da elite paulistana, diagnosticada doente mental, e mescla dança, performance e vídeo.

Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, com a videocoreografia “O Nome Científico da Formiga”, discutem e questionam o fazer artístico, falam de liberdade, brincam com a percepção do público.

Seminário Presença e performance: as linguagens do corpo através da imagem

O ponto alto de formação e discussão acerca da relação corpo/imagem no Encontro Terceira Margem acontece no Seminário Presença e performance: as linguagens do corpo através da imagem. Participa como mediador o bailarino, coreógrafo e ator Marcos Moraes. Entre os palestrantes, nomes como Thereza Rocha, Paulo Caldas, André Parente, Felipe Ribeiro e o francês Armando Menicacci. Os cearenses Wellington Júnior, Alexandre Veras e Beatriz Furtado também ministram palestras.

Christine Greiner (SP), professora da PUC e diretora da coleção Leituras do Corpo da editora Annablume, ministra diversos mini-cursos. A bailarina e videomaker uruguaia Tamara Cubas dirige residência de video-dança, de 06 a 17/10, no Alpendre, em Fortaleza. Andrea Jabor realiza a oficina Arquitetura do Movimento e a Construção do Lugar.

Haverá, ainda, a mesa dos festivais de video-dança representados por Silvina Sperling – Festival Internacional de Videodanza de Buenos Aires (Argentina), Roxana de Los Rios – Festival de Vídeo Danza Habana Vieja: Ciudad em Movimiento (Cuba), Paulo Caldas – Festival Dança em Foco (RJ) e Oscar Malta – Play Rec – Festival Internacional de Video-dança do Recife (PE).

Preparações e Tarefas: LETÍCIA PARENTE

Obras de Letícia Parente, pioneira da vídeo-arte no Brasil, que morou muitos anos no Ceará, estarão nas futuras instalações do Caixa Cultural com organização de André Parente (RJ), filho e responsável pelo lançamento do DVD com obras restauradas da artista. A exposição “Preparações e Tarefas” será inaugurada no dia 18/10, às 19h, e estará aberta para visitação entre os dias 19 e 25/10, das 15h às 22h.

INTERVENÇÕES URBANAS, Instalações e Mostra de Vídeos

Intervenções urbanas, instalações e mostra de vídeos também ampliam o caráter formativo durante os dez dias do Encontro Terceira Margem. “Sobreposição” (2008), de Celina Portela e Elisa Pessoa (RJ) e “Relevante” (2007), de Danilo Dilettoso e Thiago Costa (SP), são as duas instalações selecionadas a partir da Convocatória. A Mostra de Vídeos e as sessões da Mostra “Paisagens Coreográficas Contemporâneas” abrem espaço para novas produções que discutem a relação corpo/imagem, em algum nível. Nela serão exibidos os também os trabalhos em video-dança resultantes das oficinas realizadas em agosto e setembro, respectivamente em Itapipoca e Sobral. As intervenções urbanas em fachadas de prédios e terminais de ônibus envolvem ainda mais a cidade no projeto De Par em Par 2008.

PROJETO DE PAR EM PAR 2008

Nos anos ímpares, a Bienal Internacional de Dança movimenta o cenário cearense e nacional com espetáculos, cursos, oficinas, instalações, mostras, entre outras atividades, promovendo a ampliação e a criação na área da dança. Com o objetivo de fomentar ainda mais esta formação e incentivar o aprofundamento continuamente, a Bienal propôs a realização, nos anos pares, de uma série de ações denominadas Bienal De Par Em Par 2008. Desde 2004, são realizadas atividades de caráter formativo e, neste ano, há a formalização de um nome para estas ações. Em 2008, o projeto contempla três programas: 1) Registro e memória (livro, revista e documentário); 2) Circulação (Dança em Palavras e CirculaDança – com residências artísticas); e 3) Corpo/Imagem (ENCONTRO TERCEIRA MARGEM, oficinas, circulação da Mostra Video-Dança/CE, programa de TV com exibição de trabalhos de video-dança do Brasil e do mundo e discussão temática com pensadores). Desde julho deste ano, foram realizadas oficinas de video-dança em Itapipoca e Sobral, com módulos de 80 horas cada. Durante o Encontro Terceira Margem, Fortaleza é sede das atividades de formação e da apresentação dos resultados dos trabalhos concretizados no interior do Estado.




QUEM FAZ A BIENAL

A Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2008 é apresentada pela Petrobras, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura do Governo Federal. Patrocínio: Construtora Queiroz Galvão. Apoio institucional da FUNARTE – Fundação Nacional de Artes, Caixa Econômica Federal, Ministério das Relações Exteriores da França no Brasil, Consulado da França no Recife e da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura de Fortaleza (SECULTFOR). Apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da SECULT – Secretaria da Cultura do Estado. A Bienal integra o Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança ao lado do Festival Panorama de Dança do Rio de Janeiro (RJ), FID – Fórum Internacional de Dança (MG) e Festival Internacional de Dança de Recife.


SERVIÇO
ENCONTRO TERCEIRA MARGEM, ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2008 - De 17 a 26 de outubro, nas futuras instalações da Caixa Cultural (Rua Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema), Centro Cultural Bom Jardim (Rua Três Corações, 400 – Bom Jardim), Centro de Convenções do Ceará (Av. Washington Soares, 1141 – Edson Queiroz), Teatro das Marias (Rua Senador Almino, 233/A – Praia de Iracema), Sesc Senac Iracema (Rua Boris, 90/C – Praia de Iracema), fachadas de prédios e terminais de ônibus. SIte: www.bienaldedanca.com. Informações: (85) 3219.3803. GRÁTIS.

Nenhum comentário: