Quarteto Chicas, do Rio de Janeiro, é atração do V Festival Música na Ibiapaba na terça-feira (22)
Quatro mulheres, quatro vozes e uma diversidade de instrumentos. A soma disso é “Quem vai comprar nosso barulho?” show que as Chicas levam nesta quarta-feira, 22, ao V Festival Música na Ibiapaba, que teve início no último dia 19 e segue até sábado, 26. A apresentação das Chicas será às 20 horas no palco do Pólo Turístico Artesanal e Cultural Igreja do Céu, o “Palco do Céu”.
Formado por Paula Leal, Isadora Medella, Amora Pêra e Fernanda Gonzaga, o quarteto carioca surgiu nos anos 90, a partir de uma peça de teatro, e logo se tornou uma promessa: quatro meninas afinadíssimas, que se entregam a arranjos vocais intrincados, com uma bela bagagem de MPB e showbiz no sangue, e um tipo de som que ninguém mais faz. A MPB de Gonzaguinha, pai de Amora e Fernanda, talvez seja o gênero que mais se aproxima, até porque o próprio compositor de “O que é o que é?” tampouco se deixava restringir por rótulos ou modismos. Um show das Chicas reúne esse ecletismo, com a dinâmica das vozes e instrumentos de cada uma.
No repertório, composições de Gonzaguinha, como “Felicidade”, ganham arranjos fortes das percussões, em contraste com a delicadeza do arranjo vocal. As Chicas apresentam ainda composições próprias, onde se mostram, em geral, românticas, nas melodiosas “Oração”, de Amora e Paula, e “O que eu não sou”, de Isadora. Sucessos da MPB e do pop brasileiro recente elas refazem, à sua maneira. É o caso de “Me deixa”, do Rappa, “Paciência”, de Lenine e Dudu Falcão, e “Volte para o seu lar”, de Arnaldo Antunes, bem diferente das versões já conhecidas.
Após as Chicas, o palco do Céu recebe os professores para o Encontro de Mestres e grupos de alunos na Roda de Som dos Educandos. Com toda a programação gratuita, o Festival este ano comemora os 100 anos de nascimento de Cartola e os 50 anos da Bossa-Nova. Parte da homenagem acontece diariamente às 17 horas no teatro Pedro II, com mostra de vídeos sobre a Bossa Nova. Nesta terça a exibição é de Nara Leão no Programa Ensaio, da TV Cultura. Antes do anoitecer, a partir das 17h30, no Coreto e no Palco da Praça da Matriz, apresentam-se grupos de Viçosa, Tianguá e Guaraciaba do Norte.
Durante o dia, os cerca de 800 alunos dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Pará, Distrito Federal e de 57 municípios cearenses dividem-se nas 45 oficinas de instrumentos, técnica vocal, harmonia, arranjo, entre outras, ministradas pelos 25 professores do Ceará, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo, transformando a cidade em um laboratório vivo para vozes e instrumentos musicais.
O V Festival Música na Ibiapaba é uma ação de política pública cultural do Governo do Ceará/Secretaria da Cultura, tendo como proponente o Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Patrocínio: SEMACE, DETRAN-CE e BANCO DO NORDESTE. Parcerias: Café Santa Clara, Desafinado, Colorgraf, Rede Ibiapaba de Turismo (RITUR), SEBRAE-CE, CAGECE, Prefeitura Municipal de Sobral e Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará.
SERVIÇO
V Festival Música na Ibiapaba – Até 26 de julho em Viçosa do Ceará. Informações: (88)3632-1580 e (85) 3488-8601. E-mail: presidencia@dragaodomar.org.br.
Um comentário:
Oi,eu me chamo Roque e admiro muito o trabalho de vcs bjsss.
Postar um comentário