Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Esportes] Ceará ganha novo quadro de árbitros e juízes de boxe


O Estado do Ceará conta com um novo quadro de árbitros e juízes qualificados para arbitrar e julgar lutas de boxe realizados no Brasil e até mesmo fora do país. A capacitação, de iniciativa do Conselho Cearense de Boxe Amador e Profissional (CCB) em parceria com o Conselho Nacional de Boxe (CNB), Secretaria de Esporte do Estado e apoio da Greenlife Academias, aconteceu no último final de semana, no Centro de Formação Olímpica (CFO).

Com um total de 44 horas-aula, o curso foi ministrado pelo Árbitro Internacional, Antônio Bernardo Soares, conhecido como uma lenda do boxe e que contabilizará no Guiness Book mais de 8 mil lutas amadoras e mais de 7 mil lutas profissionais arbitradas. Todos alunos foram submetidos a uma série de avaliações teóricas. Somente 13 foram aprovados e irão estagiar na arbitragem da Super Liga. Após o estágio, os alunos ainda serão submetidos a avaliações e aqueles que receberem melhores notas e tiverem melhor desempenho vão receber a licença e a carteira de registro de árbitro e juiz do Conselho.

Para a presidente do Conselho Nacional de Boxe (CNB), Geyza Caryny, a iniciativa do Conselho Cearense de Boxe Amador e Profissional (CCB) contribui para o crescimento do esporte. “Hoje a arbitragem formada pelo CNB é referência, e temos aqui o grande mestre que é o Antônio Bernardo, então ter uma arbitragem qualificada, é bom para o boxe local mas também para o quadro de arbitragem nacional. Somos filiados a Organização Mundial de Boxe (WBO), e eles sempre solicitam árbitro ao Conselho e tendo um árbitro qualificado e de destaque aqui no Ceará, ele será indicado.”, destacou.

Segundo a presidente Geyza, com a parceria firmada com o CCB, o Estado também poderá ser palco de grandes eventos e disputas de títulos internacionais. “Essa parceria com o Conselho Cearense é importante pois abre portas para o boxe e para os atletas de Fortaleza. Sabemos que do Nordeste saem grandes lutadores e a partir do momento que tivermos cartéis de atletas compatíveis para títulos vamos poder promover grandes eventos no Ceará da WBC, WBA e WBO.”, frisou.

O Árbitro Internacional, Antônio Bernardo elogiou a estrutura da capital cearense para a realização de eventos de boxe e se mostrou otimista com o trabalho que o CCB vem realizando. “O presidente Emanoel está fazendo um trabalho maravilhoso, de promover esse curso, pois é muito importante que eles sejam formados pelo Conselho Nacional de Boxe. Tenho contatos com profissionais e empresários do Brasil inteiro que tem o interesse de fazer eventos aqui em Fortaleza e vocês contam com essa estrutura maravilhosa. Nós viajamos muito e sabemos que isso não tem em qualquer lugar não. Então a expectativa é de trazer grandes lutas pra cá e inclusive daqui uma semana já vai ter um evento profissional.”, pontuou.

O atleta e instrutor Mateus Costa Ramos, que participou do curso ressaltou a importância da capacitação para o cenário do boxe cearense. “Há muito tempo que venho perguntando sobre a realização do curso pois me interesso pela parte técnica da luta, e agora poder fazer essa capacitação com um nome de peso que é o Bernardo representa muito, pois até então estava muito no amadorismo e com a visão técnica que recebemos, quem ganha com isso é o boxe cearense.”

Para o presidente do Conselho Cearense de Boxe Amador e Profissional (CCB), Emanoel Barroso, o projeto visa destacar o boxe cearense. “Fizemos este curso com um dos maiores nomes que é o Antônio Bernardo, com 57 lutas de título mundial, mais de 8 mil amadoras, mais de 7 mil lutas profissionais, 34 lutas do Maguila, várias do Popó e já montamos um check list com os próximos passos pois queremos devolver o boxe ao seu lugar de destaque.”, pontuou.

Emanoel ainda destacou os próximos passos do Conselho para a profissionalização do boxe cearense. “O próximo passo é conscientizar as pessoas envolvidas na nobre arte sobre a importância de estarem filiados ao Conselho. A nossa ideia é promover cursos para os treinadores, instrutores e técnicos com a emissão de licença para que possam atuar dentro das normas e regulamentos do Conselho. Queremos trazer grandes eventos para a capital, mas antes disso precisamos  aumentar o nível dos nossos treinadores e atletas.”, frisou.

Nenhum comentário: