Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Seleção] EAV lança convocatória de seleção para o curso Pontos de Corte

Formação visa incentivar o cineclubismo e a formação de agentes culturais independentes

A Escola Pública de Audiovisual (EAV) da Vila das Artes, contando com o patrocínio da Petrobras está com inscrições abertas para a convocatória de seleção do curso Pontos de Corte – Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes. Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de julho, mediante preenchimento do formulário de inscrição, disponível aqui.

Podem participar da seleção, maiores de 16 anos, interessados por ações de cunho cultural, notadamente no que diz respeito às linguagens audiovisuais e que possuam boa capacidade de articulação em diferentes áreas geográficas e culturais da cidade. É importante que os candidatos tenham disponibilidade de tempo para a produção e gestão de ações culturais que serão propostas no decorrer do curso.

Serão selecionados 40 alunos, sendo 50% das vagas reservadas para professores de escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino. As demais serão preenchidas pelo público em geral.

As aulas acontecerão no turno da noite, de 18h30 às 21h30, de segunda à quinta-feira, na Vila das Artes. Vale ressaltar que a presença dos alunos nos cineclubes, promovidos pela Vila, contará como atividade curricular.

Nesta edição, o Pontos de Corte conta com a chancela de Curso de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Curso de Cinema e Audiovisual, vinculado ao Instituto de Cultura e Arte (ICA).

O objetivo do Pontos de Corte é capacitar pessoas ou grupos de pessoas a se tornarem agentes culturais, capazes de planejar ações, selecionar filmes, cuidar de equipamentos de projeção, preparar programações e inserções culturais nos bairros e estimular a formação de cineclubes.

Durante o curso, os participantes tomarão contato com assuntos como a história do cinema, distribuição e exibição de filmes, a produção audiovisual em Fortaleza, e questões relativas à gestão e planejamento de ações culturais, ligadas à produção, captação de recursos, entre outros assuntos.

A proposta fundamenta-se em uma formação que oferece subsídios a ações culturais, comprometidas em olhar, de forma crítica, a cidade e o mundo. Com ela, a cidade ganha espaços de projeção e de ação cultural, descentralizando lugares que se tornaram tradicionais, como o entorno das universidades, as escolas, as regionais, as praças, os coletivos, e etc.

O nome dado ao projeto, Pontos de Corte é um termo usado, na linguagem cinematográfica para designar o momento em que o montador de um filme estrutura uma passagem direta de uma cena para outra.

Serviço:
Lançamento da Convocatória: 6 de julho de 2016
Inscrições: Até 20 de julho de 2016

Ficha de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdA3EBt_caBHYcMWz0XiKjT1Il4WF2DK7bjExlylJ5zTSmlcw/viewform?embedded=true

Convocatória: Clique aqui
Entrevista: 25 e 26 de julho de 2016
Resultado: 29 de julho de 2016
Matrícula: 1º e 2 de agosto de 2016
Aula Inaugural: 1º de agosto de 2016
Início das Aulas: 2 de agosto de 2016

Onde: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro – Fortaleza / CE)


Mais informações: 85 3105.1404  

Nenhum comentário: