Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Saúde] Nutricionista Daniel Coimbra dá dicas para não abusar da comilança e comprometer a saúde nas confraternizações de fim de ano

Para muitos, essa é uma das melhores épocas do ano, senão a melhor. Tempo de diversas confraternizações, encontros. Essas interações sociais, importantíssimas para o nosso bem-estar, sempre, principalmente nesse período, vêm carregadas de muita comilança e fartura na mesa. Mas será possível mesmo, após tantos exageros, manter a boa forma? Por que não fazer diferente este ano e seguir algumas recomendações simples? O nutricionista Daniel Coimbra afirma que é se tem como manter seus resultados nas festas de fim de ano!

Na ceia de Natal, o cardápio tradicional pode contar com algumas mudanças e que podem ser vantajosas para a saúde e para estética, mas sem perder o sabor. Um exemplo é o prato principal. O ideal é sempre optar por carnes brancas, como frango ou peru, assados ou grelhados, e sem pele. O tender e pernil possuem mais gordura e consequentemente mais calorias e um alto teor de colesterol, sendo bom evitar. “Outra dica é caprichar nas saladas, principalmente folhas, legumes, estas vão incrementar a quantidade de fibras da ceia e aumentar a excreção de gorduras, além de diminuir o índice glicêmico dos carboidratos e também a propensão do mesmo virar gordura no organismo. Se for usar farofa, que seja simples e sequinha”, sugere. O arroz pode vir com brócolis e o consumo de batatas cozidas ou assadas, preferencialmente, batata doce ou mandioca são boas opções, nada de maionese. Se for compor a mesa com a tradicional rabanada, que seja assada ao invés de frita.

"As nozes, castanhas e amêndoas devem ser consumidos com moderação, mas é importante acrescentá-las no cardápio já que as mesmas são ricas em gorduras boas e tem alto teor de selênio”, disse Coimbra. Passando para as sobremesas, elas podem ser consumidas, mas com moderação, controlando a quantidade, escolhendo sempre a mais simples. Ainda é possível substituir os doces natalinos tradicionais por frutas secas, com cuidado também.


Manter os horários regulares de alimentação no dia da ceia é importante. Ao pular algum, como o lanche, você chegará à próxima refeição com mais fome e, assim, vai ser difícil resistir às comidas apetitosas. "Faça atividade física no dia da ceia para aumentar seu gasto calórico do dia e diminuir as chances de acumular a tão indesejada gordura. Curtam o Natal com felicidade, harmonia, compaixão e moderação, sem comprometer seus tão suados resultados", aconselha.

Nenhum comentário: