Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Maloca no Dragão] Maloca Dragão começa nesta quinta-feira (30) com plano especial de segurança e mobilidade

Parceria entre o Dragão do Mar e outras instituições preveem ações como controle do tráfego e bloqueio de vias, reforço do efetivo policial e da fiscalização do serviço ambulante, bem como melhorias na limpeza e iluminação da região. As medidas integram o início do plano de reordenamento do entorno no Dragão do Mar.

Começa nesta quinta-feira (30) a 2ª edição da Maloca Dragão, um festival multicultural com mais de 100 atrações artísticas que comemora o aniversário de 16 anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança para o público do evento, o Dragão firmou parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito - AMC, a Secretaria Regional do Centro de Fortaleza, Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos – SCSP, Guarda Municipal de Fortaleza, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza - Etufor, Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e Secretaria da Segurança Pública do Estado do Ceará – SSPDS para iniciar uma operação conjunta de reordenamento do entorno no Dragão durante o evento que segue até 3 de maio.
Segundo o presidente do Dragão do Mar, Paulo Linhares, as ações visam, a curto prazo, oferecer mais segurança e comodidade ao público da Maloca Dragão, mas são, sobretudo, um ponto de partida para um projeto mais amplo de reordenamento do entorno do Dragão do Mar. “Esse planejamento integrado está sendo realizado pela primeira vez e essa é uma importante experiência para que possamos tornar esse trabalho uma rotina nessa região”, afirma o presidente.
Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (29), os representantes das instituições envolvidas na operação apresentaram as medidas que serão adotadas a partir desta quinta (30), como o controle do tráfego e bloqueio de vias, reforço do efetivo policial e da fiscalização do serviço ambulante, intensificação do fluxo de transporte coletivo e melhorias na limpeza e iluminação da região.

Segurança
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio das suas vinculadas Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, destacará reforços para o policiamento. A Polícia Militar disponibilizará 47 policiais, que estarão a pé, em seis motos, três viaturas e em duas trincas de cavalos para realizar o policiamento preventivo e ostensivo. Estarão na operação servidores lotados no Batalhão de Policiamento de Turismo (BPTur), Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), Policiamento Ostensivo Geral (POG), Regimento de Polícia Montado (Cavalaria).

O atendimento por parte da Polícia Civil será realizado nos 2º (Aldeota) e 34º (Centro) Distritos Policiais. No total, 16 policiais civis, sendo dois delegados, quatro escrivães e dez inspetores, estarão de plantão nas delegacias plantonistas. O Corpo de Bombeiros disponibilizará uma viatura de combate a incêndio, com cinco servidores.

Mobilidade
Para facilitar o acesso do público ao festival, a Prefeitura de Fortaleza definiu uma operação especial de trânsito e transporte. Um efetivo diário de 28 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), distribuído em dois turnos, estará envolvido na operação, cujo início está previsto para o meio-dia da quinta-feira (30). A primeira ação será coibir o estacionamento irregular nas principais vias do entorno e efetuar o disciplinamento do tráfego.
Para viabilizar o ir e vir dos participantes, a Rua José Avelino ficará totalmente bloqueada com blocos de concreto no trecho compreendido entre as ruas Boris e Almirante Jaceguai. Dentre as medidas, o acesso à Rua Boris estará fechado a partir da Av. Pessoa Anta até a Rua José Avelino. Também serão efetuados bloqueios no cruzamento da Rua Almirante Jaceguai com Rua Dragão do Mar para evitar que os veículos acessem a Rua José Avelino.
A pista esquerda da Rua Almirante Jaceguai, entre a Av. Pres. Castelo Branco (Leste-Oeste) e Rua José Avelino, estará reservada para carga e descarga de caminhões e veículos credenciados do evento. A pista esquerda da Rua Almirante Jaceguai, entre a Rua José Avelino e Rua Dragão do Mar, servirá como ponto de táxi.
Para evitar congestionamentos e a dificuldade para estacionar, é importante que a população utilize preferencialmente os serviços de transporte coletivo e táxis. Durante a Maloca Dragão 2015, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizará sete coletivos extras saindo dos terminais Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba. Para chegar ao festival, a população poderá contar com 25 linhas de ônibus com cerca de 224 veículos distribuídos que alimentam a região do Centro Dragão do Mar e Arte e Cultura.

Linhas de ônibus que servem a região:
(011) Circular I
(012) Circular II
(013) Aguanambi I
(016) Cuca Barra/Papicu
(017) Inter Shoppings
(033) Corujão/Circular I
(051) Grande Circular I
(052) Grande Circular II
(054) Corujão/Praia do Futuro/Caça e Pesca
(055) Corujão/Grande Circular I
(056) Corujão/Grande Circular II
(071) Antônio Bezerra/Mucuripe
(073) Siqueira/Praia de Iracema
(077) Parangaba/Mucuripe
(078) Siqueira/Mucuripe
(092) Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema
(120) Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra I
(130) Vila do Mar/Naútico/Antônio Bezerra II
(711) Barra do Ceará/Cais do Porto
(752) Caça e Pesca/Centro
(903) Varjota
(905) Meireles/Centro
(906) Caça e Pesca/Serviluz/Centro
(907) Castelo Encantado/Centro
(909) Praia do Futuro/Caça e Pesca/Beira-Mar

Fiscalização:
A Secretaria Regional do Centro reforçará a fiscalização do comércio ambulante na área, mobilizando uma equipe de 25 agentes (entre fiscais e auxiliares de fiscalização) para realizar o ordenamento dos espaços permitidos para a atividade.

Limpeza:
Outra iniciativa da Secretaria Regional do Centro será a intensificação do esquema de limpeza na região. Duas equipes compostas por dez garis, em cada, distribuídos nos turnos manhã e noite, farão a varrição e coleta de lixo.
Pronto-atendimento

Serão disponibilizadas duas unidades móveis para pronto-atendimento no local.

Nenhum comentário: