Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Programação Dragão do Mar] 1º a 5 de outubro de 2014











► Lançamento do documentário "Pelos Cantos da Cidade"
No Dia Mundial da Música, dia 1º de outubro, será lançado o documentário Pelos Cantos da Cidade, às 20h, na sala 1 do Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco. Com duração de 50 minutos, o filme tem roteiro de Célia Gurgel e Mary Pimentel, fotografia de Francisco Alves e Yuri Machado e direção de Célia Gurgel. Conta a história de pessoas que se reúnem para cantar acompanhadas por músicos profissionais.

Homens e mulheres, das mais diversas profissões, aposentados ou não, formam grupos que se constituem verdadeiros clubes de música, a maioria oficializada como entidade musical registrada em cartório. A história dessa formação retrata aspectos interessantes de antigas práticas culturais da cidade no tocante à música, tais como o clube do chorinho, as serestas e serenatas com suas valsinhas e sambas canções.

Ao conhecer e pesquisar sobre esses grupos, descobrimos curiosidades da história de vida de seus componentes, bem como suas motivações para, semanalmente, encontrarem amigos para a prática do canto. As histórias revelam parte da história da música em Fortaleza, o resgate de músicas expressivas do cancioneiro tradicional, popular, nacional e internacional, as rotinas das reuniões, a expectativa da permanência e continuidade dos grupos. O filme traz depoimentos e a interpretação de trechos musicais na voz de integrantes do Grupo Afrodísio Pamplona, Clube do Talento, Grupo Café Pagliuca, Grupo Encontro das Quartas e Grupo Sem Compromisso.
+ Dia 2, às 20h, no Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco. Acesso gratuito


► Lançamento de livro [Temporada de Arte Cearense]
"Retratos de abismo e outros voos"
Antologia de poetas cearenses contemporâneos

RETRATOS DE ABISMO E OUTROS VOOS é uma antologia com dez poetas cearenses contemporâneos. O livro é organizado por Renato Pessoa e Diego Nogueira Silvério e traz poetas cujo trabalho já dispõe de significativa crítica nos meios culturais dentro e fora do Estado, como, por exemplo, Renato Pessoa, Wender Montenegro e Ylo Barroso. E, também, poetas estreantes, como Diego Nogueira Silvério, Elton Danana, Bruno Mota Pinheiro, Larissa Alhadef, Larissa Freitas, Italo Oliveira e Cícero Almeida. RETRATOS DE ABISMO E OUTROS VOOS é, sobretudo, um livro que apresenta uma parte da poesia cearense contemporânea.

Apresentação: “E aqui estamos nós. Dez poetas. Dez voos cortantes sobre os abismos da palavra, do signo e do destino. Dez insurgentes do idioma de si mesmos e do mundo. Dez imersões sobre a condição dos homens: a precariedade, o amor, a fé, a morte, o social, a solidão e a esperança. Dez jovens poetas e seus mergulhos nas fraturas do existir. Dez poetas e um livro onde a poesia é o chamado urgente à vida. Aqui, nós, dez poetas hoje. Porque a poesia está viva. E lateja, bela e insurgente, na epiderme do mundo”.
+ Dia 2, às 18h, no Auditório. Acesso gratuito.

► PANORAMA [Temporada de Arte Cearense]
Fernando Rosa apresenta o show "Esse mundo é pra se brincar"
Rebuscando o regionalismo existente na carreira do cantor e compositor Fernando Rosa, seu trabalho foi concebido a partir da vivência do artista, trazendo à tona a memória de um menino crescido em uma fazenda no sertão do interior do Ceará. O universo simbólico do imaginário infantil ganha destaque em letras que tratam de temas que vão desde os brinquedos e brincadeiras infantis até os animais companheiros das crianças, como gatinhas e canarinhos. show é lançamento do disco infantil
+ Dias 3 e 17, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.



► Lançamento do livro “O Galope de Ulisses” [Mostra Bom Jardim]
De José Inácio Vieira
“O Galope de Ulisses”, antologia poética de José Inácio Vieira de Melo, é a mais nova publicação da Editora Patuá. Para fazer a seleção, organização e prefácio, a Patuá convidou o poeta e ensaísta carioca Igor Fagundes, que escolheu setenta poemas, dos seis livros de JIVM, para comporem a paisagem poética do livro.
+ Dia 4, às 19h, no Auditório. Acesso gratuito.


► Flor de Cactus [Mostra Bom Jardim]
A banda faz a junção do tradicional e futurista mantendo seu trabalho contundente com estilo musical e sempre buscando elementos históricos e contemporâneo, dando de vez um ritmo sonoro, tendo letras e composições no desenrolar da humanidade e no cotidiano, para executar o seu som. Misturando os ritmos e fervendo tudo num caldeirão: rock, blues, jazz, baião, maracatu, carimbó, ciranda e hard core.
+ Dia 4, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.


► EXPOSIÇÕES


Atenção. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que as exposições CARNEIRO (nos Museus da Cultura Cearense e de Arte Contemporânea) e REFRAÇÕES NA PAISAGEM (na Multigaleria) foram encerradas. Novas exposições estão sendo montadas nesses espaços. Mais informações em breve. Está em cartaz:


Exposição "Pedra de Toque"

No último dia 27 de setembro, o Museu da Cultura Cearense recebeu uma nova exposição: "Pedra de Toque", de Themis e Flávia Memória. Projeto selecionado pelos Editais Culturais 2013, a mostra articula a tentativa de uma reativação da memória coletiva por meio de questões ligadas ao espaço público através da técnica da ciclogravura - um trabalho típico da cultura cearense.

A exposição Pedra de Toque reúne trabalhos em diferentes linguagens com o propósito de colocar em perspectiva diferentes noções de valoração, propondo um deslocamento-devaneio sobre diversos espaços da cidade, seja em termos afetivos, financeiros, sociais ou de sua mera e indizível experimentação física.

Pedra de Toque é um material lítico escuro, rico em compostos silicosos, usado para testar ligas de metais preciosos. Conhecido há muito tempo, o teste da pedra de toque, ao permitir mais precisão na identificação do ouro, da prata e suas ligas, foi uma revolução que contribuiu para a disseminação do uso desses metais, expandindo seu comércio e uso como unidades monetárias e de reserva de valor.

Em cartaz até 23 de novembro. Visitação: terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Gratuito
Visite o Tumblr da exposição: pedradetoque.tumblr.com/

Nenhum comentário: