Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 3 de março de 2010

[Programação cultural gratuita] Fortaleza - CE


A Prefeitura Municipal de Fortaleza possui uma programação cultural gratuita que acontece em vários espaços públicos culturais da Cidade. Nesta semana, o destaque vai para a comemoração do Dia Internacional da Mulher, no dia 8, na Praça do Ferreira.

DIA 4 (Quinta-feira) que aco

CINE LITERÁRIO\\ 18h30

A palavra na tela. No Cine Literário Dolor Barreira, adaptações cinematográficas de obras literárias, documentários sobre autores e sessões especiais aproximam o público da literatura através da sétima arte.

Em março, exibição do documentário “Grande Sertão: Veredas”, de Geraldo dos Santos Pereira e Renato dos Santos Pereira. O livro ''Grande Sertão: Veredas'', de Guimarães Rosa, publicado em 1956, traz uma narrativa épica que se desenrola por 600 páginas e mostra de maneira inovadora para sua época, e com uma impressionante técnica literária, o jeito rude do homem do sertão mineiro. Guimarães nos brinda com a história de um ''amor proibido'' e imensa profundidade psicológica entre seus dois personagens principais: Riobaldo sente-se atraído pelo companheiro Diadorim, sem saber que este é na verdade uma garota vestida de homem. Ela fez isso para poder se vingar daqueles que mataram seu pai.

Serviço

Cine Literário Dolor Barreira, sempre às 18h30. Exibição de documentário na Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica). Informações: 3105-1299.

QUINTA CULTURAL\\

Em todas as quintas do mês de março, o projeto Quinta Cultural, o que tem como característica a aproximação das diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões, abre sua pauta para o saber e o fazer feminino.

Neste dia 4, o Mercado dos Pinhões vai receber uma exposição de Rendas e Bordados, visando divulgar esta atividade que é patrimônio imaterial do Ceará. Durante a noite de eventos, uma rendeira estará praticando seu labor, oferecendo ao público noção do trabalho árduo e minucioso que é traçar os bilros.

Logo em seguida, o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestina apresenta o espetáculo “Mulher Rendeira”. Sediado em Fortaleza, o Grupo foi fundado em 1996 como um grupo de pesquisa e produção cultural para divulgar a cultura cearense e agregar jovens de ambos os sexos em torno da arte. O espetáculo “Mulher Rendeira” lança luz, ao tempo em que homenageia, sobre o trabalho da mulher rendeira, fazendo uma homenagem a todas as mulheres cearenses.

A noite será encerrada pelo show musical da dupla Allices, formada pelas irmãs Priscila e Patrícia. Desde muito jovens as irmãs iniciaram na carreira musical. Patrícia iniciou sua carreira aos 15 anos, em São Paulo, como backing vocal, acompanhando artistas nacionais em shows e estúdios de gravações. Priscila iniciou sua carreira aos 14, também em São Paulo, por influência da irmã.

Patrícia tem uma voz mais aguda, alcançando notas perfeitas e afinadas. Quando se junta ao contralto de Priscila, elas desenvolvem um trabalho novo e surpreendente, marcado pela combinação de vozes. Para o palco do Mercado dos Pinhões, as meninas levam leva um panorama sonoro de ritmos dos anos de 1960 até os dias de hoje, valorizando-os com novos arranjos e timbragens modernas.

A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Serviço

Quinta Cultural. Dia 4, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.

DIA 5 (Sexta-feira)

SOL MAIOR\\ 17h

O projeto Sol Maior, que traz música de qualidade para acompanhar o pôr-do-sol no Passeio Público, terá como atração nesta sexta-feira (5) a DJ Rúbia Mércia, que propõe uma discotecagem com vários estilos musicais.

Serviço

Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, a partir das 17h, apresentações diversas ao pôr-do-sol, e aos sábados, a partir de 12h30, música com a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CHORINHO NO MERCADO\\ 21h

Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

O show do dia 5 é com o Regional Cordas que Falam, grupo que existe desde 1997 e, com a atual formação, há sete anos. Formado por Fernando do Pandeiro, Luis José no cavaquinho, Márcio Ramalho no violão de sete cordas, Manuel Guerreiro no violão de seis cordas e Saraiva do Bandolim, o Cordas que Falam executa pérolas do gênero, incluindo grandes nomes do choro no repertório.

Serviço

Chorinho no Mercado - Dia 5, show com Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA 6 (Sábado)

SOL MAIOR\\ 12h30

O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (6), a partir das 12h30, a flautista Isabella Cabral.

A jovem flautista Isabella Cabral mora em Paracuru, tem 20 anos de idade e há oito anos entrou no mundo da música. Tudo começou com um projeto da Prefeitura de Paracuru, do qual ela fazia parte de uma banda de música tocando clarinete durante 5 anos. Com a banda, Isabella apresentou-se em encontros de banda em vários municípios cearenses, entre eles Tianguá, Juazeiro, Maranguape, além de Fortaleza, onde fez shows no Dragão do Mar e em outros lugares. Em 2007, participou do Festival de Música da Ibiapaba. Atualmente toca flauta transversal

Serviço

Projeto Sol Maior - todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (a partir das 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

GIBITECA\\ 16h

A Gibiteca Municipal de Fortaleza, equipamento inserido dentro da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, é uma biblioteca segmentada, com acervo e programação voltada para o universo das Histórias em Quadrinhos, e, ao mesmo tempo, um lugar de convergência para os diversos públicos que interagem com essa forma de arte. Demanda do Orçamento Participativo (OP) 2006, a Gibiteca conta com um acervo de mais de três mil gibis de várias editoras.

No dia 6, acontece na Gibiteca, como parte da programação mensal, a primeira reunião do Fórum de Quadrinhos do Ceará. Na primeira reunião, o Fórum terá em pauta o mapeamento da produção local (histórico e contemporâneo), a convenção cearense de quadrinhos do Ceará e as políticas públicas de cultura para a área dos quadrinhos. O Fórum reúne coletivos de quadrinhos da cidade e interessados.

DIA 7 (Domingo)

FORRÓ NO MERCADO\\ 19h

Aos domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo (7), Tailândia Montenegro e banda vão fazer os casais dançar de rostinho colado, passinho miúdo, ao som de muito xote, xaxado e baião no já aprovadíssimo projeto Forró no Mercado.

O gosto de Tailândia pela música, em especial pelo regionalismo, começou na infância, quando ainda vivia perto das maiores fontes de inspiração dessa arte: o Sertão, a serra e o mar. Em 1987, deu um passo para a profissionalização ao iniciar seus estudos musicais no coral da Universidade Estadual do Ceará. O ano de 1989 marcou a estreia de Tailândia Montenegro em shows de forró para multidões, ao entrar como backing vocal da banda da cantora Eliane. Em 1999, entrou para o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, onde foi aluna dos professores Rogério Jales e Marta Carvalho. No conservatório, participou da formação do grupo vocal feminino Vocalize, além do CD “Solo feminino 2”.

Em outubro de 2009, a cantora lançou seu primeiro CD solo dentro do projeto Forró no Mercado. O disco “Minha Terra”, com produção de Lu de Sousa, enfatiza a música regional (xote, baião, coco, maracatu), mas com um equilibrado tom acústico-eletrônico, para deixá-la em sintonia com a contemporaneidade. Nesse trabalho, Tailândia conta com o acompanhamento musical dos parceiros e companheiros de jornada Lu de Sousa, Zé do Norte, Edson Sancho, Neo dos Santos, Hoto Júnior e Gilson Maia. O disco conta ainda com participações especiais de Waldonys, Manassés, Tarcísio Sardinha, Luizinho Calixto e Miguel Ramirez. E é toda essa musicalidade, repleta de referências regionais e modernas, que a cantora leva para o palco do Mercado dos Pinhões.

Serviço

Forró no Mercado com Tailândia Montenegro. Dia 7, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA 8 (Segunda)

DIA INTERNACIONAL DA MULHER\\ Programação diversa, em vários dias e locais

O calendário feminista tem o 8 de março – Dia Internacional da Mulher – como data símbolo de reforço às lutas cotidianas de enfrentamento a todas as formas de opressão que as mulheres vivenciam. Para a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a data representa o momento de valorizar as conquistas das mulheres ao longo da história – em suas diversificadas trajetórias de coragem, confrontos, resistências e lutas – e também de ratificar a importância e a necessidade da constante organização das mulheres diante as desigualdades sociais e das relações de dominação de gênero, classe, raça e etnia.

Em 2010, faz 100 anos da instituição do Dia Internacional da Mulher. Desde 2005, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através de uma parceria direta entre a Coordenadoria de Mulheres e Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), comemora o 8 de março. A cada ano, as ações são ampliadas e pensadas de forma ainda mais transversal dentro da máquina administrativa, de modo que as diversas necessidades e demandas do segmento feminino possam ser contempladas.

A manhã do dia 8 de março começa com um debate no IMPHAR com as servidoras municipais sobre o programa Pró-equidade do Gênero. De 14h às 17h, na Praça do Ferreira, uma ilha de serviços especializados será especialmente montada, envolvendo as secretarias de municipais de Ação Social, Direitos Humanos, Educação e Saúde, além do Centro de Referencia da Mulher e a própria Coordenadoria da Mulher. E não poderia faltar a festa, que começa com o show de Mona Gadelha, cearense radicada em São Paulo.

Logo depois, às 20h, o clímax: a cantora e compositora Zélia Duncan canta antigos e novos sucessos, voltando o foco particularmente para seu mais novo disco: “Pelo Sabor do Gesto” (2009). Produzido por Beto Villares e John Ulhoa (Pato Fu), o trabalho também é um momento de inspiradas parcerias com nomes como próprio John, Zeca Baleiro, Paulinho Moska e Chico César, entre outros. Em cada letra de canção, o tema dileto de qualquer mulher: o amor.

Mas um dia só é pouco para chamar atenção para as conquistas e desafios do segmento feminino. Durante todo o mês, nos mais diversos equipamentos culturais da Prefeitura de Fortaleza, como Passeio Público, Mercado dos Pinhões, Galeria Antônio Bandeira e Parque da Liberdade, a programação estará voltada para as questões de gênero, reverenciando o feminino que habita todo e qualquer ser humano. Vale se agendar.

Programação

DEBATE COM SERVIDORAS MUNICIPAIS\\ 8h30

Programa Pró-equidade do Gênero

No auditório do IMPARH (Av. João Pessoa, 5609 – Damas)

ILHA DE SERVIÇOS PARA MULHERES\\ 14h

Na Praça do Ferreira (Centro), das 14h às 17h

SHOWS EM HOMENAGEM ÀS MULHERES\\ a partir de 18h

Atrações: Mona Gadelha e Zélia Duncan

Na Praça do Ferreira (Centro)

Nenhum comentário: