Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

[Programação cultural gratuita] Prefeitura Municipal de Fortaleza

DIA 14 (Quinta-feira)
QUINTA CULTURAL\\
Artes visuais, dança e música. Essas são as atrações da semana do projeto Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação das diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões. A noite começa com a distribuição do catálogo do 60º Salão de Abril. A publicação traz uma retrospectiva de imagens das obras em exposição durante a mostra, realizada entre setembro e outubro do ano passado. Com o tema “Qual o lugar da arte?”, o 60º Salão de Abril instigou a reflexão da relação do homem com o espaço, a questão da identidade e da coletividade e o papel da arte na contemporaneidade, instigando o pensamento sobre o lugar que esta ocupa. As obras selecionadas passaram pelo Passeio Público, Rua Major Facundo e Senador Alencar, indo ao encontro do Centro de Referência do Professor - constituindo um conjunto de intervenções urbanas no coração da cidade.

Em seguida, o palco do Mercado dos Pinhões será ocupado pela Companhia de Dança OMI, com uma aula de samba de gafieira. O diretor da companhia, Éder Soares, irá ministrar a aula aberta ao público com duração de 40 minutos. Após a aula, os dançarinos da companhia fazem uma apresentação de tango, samba, salsa e forró. A OMI surgiu em 2007 e desde então desenvolve trabalhos de pesquisa a partir de danças folclóricas populares, danças a dois e danças de salão, tentando valorizar a ancestralidade dessas danças, criando uma linguagem contemporânea e tentando dialogar com outras linguagens tais como música, teatro, capoeira, canto, entre outros.
A OMI se propõe à renovação, tendo como pretensão propor um olhar diferenciado, assim como produções divergentes nas atuais referentes criações em dança, valorizando e mantendo seu foco na releitura da nossa cultura. A companhia tem como principal objetivo resgates mútuos de ações culturais da dança, assim como aplicá-la de forma recreativa e artisticamente fora do olhar comum.

Fechando a noite, show com o cantor e compositor Paulo Façanha. Considerado um dos artistas mais atuantes de Fortaleza, Paulo Façanha começou sua trajetória profissionalmente cantando na noite aos 17 anos. Suas composições, por ele interpretadas, sempre foram destaques nos festivais. Entre suas conquistas está o título de melhor intérprete do Festival Universitário da Canção, da UFC, de 1993, com “Calabouço”, composta com Marcílio Homem e Beto Paiva. Seu primeiro CD, intitulado “Parto”, foi lançado em 1996 de forma independente com muito boa aceitação do público e crítica. Em 1999 Paulo Façanha fez uma temporada de seis meses com grande sucesso no México. Sua composição de maior sucesso é “Quando a noite chegar”, em parceria com Beto Paiva, gravada por Jorge Vercillo no ano 2000, no álbum “Leve”. Isso contribuiu com grande repercussão em sua carreira. Neste mesmo ano, lançou seu segundo disco com participações especiais de Flávio Venturini e do violonista Manassés de Sousa. Atualmente, Paulo trabalha o seu terceiro disco, “Vida é pra gastar”, produzido por Junior Meirelles, que é o diretor musical e guitarrista de ninguém menos que Ney Matogrosso. o disco foi totalmente gravado em Fortaleza, no estúdio Ararena, e mais uma vez Jorge Vercillo dá o ar de sua graça nesse novo trabalho do parceiro e amigo. No CD, além de ter composto, ele divide os vocais e toca violão na faixa "O que você fez", uma das mais belas do disco.

A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

DIA 14
18h30 - Entrega do catálogo do 60º Salão de Abril
19h – Apresentação da Cia. de Dança OMI
20h30 – Show Paulo Façanha

CENA DOLOR\\
O evento apresenta ao público leituras dramáticas, solos e pequenas peças, levando a experiência de um espetáculo dramático, na encruzilhada entre literatura e teatro. Logo após o espetáculo, acontece um debate com os artistas sobre o processo de criação das cenas e dos personagens.

Neste mês, o Cena Dolor traz “Nas Encruza”, encenada e dirigida por Cícero Teixeira Lopes. Inspirado no conto “A Minha Nego ou O Casulo e A Larva”, de Ricardo Guilherme, a peça “Nas Encruza”, trata das novas formações de gêneros manifestados na contemporaneidade, em que se procura revelar e problematizar as diferenças do ser nos nossos dias. Tendo como suporte para montagem elementos ou formas comportamentais da atualidade, a peça se apresenta como um mosaico em que se sobrepõem o texto de acento regionalista com elementos da cultura de massa, atitude da sociedade de consumo e exacerbação de posturas individuais. A procura pelo essencial permeia a montagem e a interpretação, como forma de despertar no espectador a possibilidade de criar suas próprias imagens e fabulações.

Serviço
Cena Dolor, encenação de peça baseada em um conto literário. Dia 14, às 18h30, no pátio da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica) Informações: 3105.1299. A biblioteca funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h.

DIA 15 (Sexta-feira)
SOL MAIOR\\ 17h
O projeto Sol Maior, que traz música de qualidade para acompanhar o pôr-do-sol no Passeio Público, terá como atração nesta sexta-feira (15) o DJ Evison Rodrigues. Com um repertório de samba rock, soul e black music, o DJ vai tornar ainda mais agradável o pôr-do-sol no Passeio Público.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, a partir das 17h, apresentações diversas ao pôr-do-sol, e aos sábados, a partir de 12h30, música com a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

O show do dia 15 é com Macaúba e o regional Mistura&Manda. O chorão José Felipe da Silva, o Macaúba, desde os cinco anos domina seu bandolim. Acompanhado pelo seu regional, formado por Ribamar no violão de sete cordas, Paulinho do pandeiro, Mário no cavado e Yan da flauta, ele executa obras dos grandes mestres do choro, como Pixinguinha, Benedito Lacerda e Waldir Azevedo.

Serviço
Chorinho no Mercado. Dia 15, show com Macaúba e regional Mistura&Manda, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

BNB NAS PRAÇAS\\ todas as sextas-feiras de janeiro
No mês de janeiro, as praças da cidade vão ver o espetáculo “Pau que Nasce Torto, Mija Fora da Bacia”, do Grupo Os Cutubas. O espetáculo é a encenação do encontro de um calango e de uma lagartixa que têm um objetivo comum: casarem-se. O romance se instala e logo deságua no sonhado casamento, mas nem tudo é um mar de rosas. As diferenças logo aparecem e parecem ser intransponíveis. Um jogo de poder e manipulação se instala e o “salve-se quem puder” reina numa selvageria, onde a lei é a do mais forte. O espetáculo dura 40 minutos. Classificação indicativa: livre. Todas as sextas-feiras de janeiro, a partir das 16h, nas praças do Centro de Fortaleza. Mais informações: Centro Cultural Banco do Nordeste. Fone: (85) 3464.3178 / Fax (85) 3464.3177. E-mail: carolinatr@bnb.gov.br

Programação (sempre às 16h)
DIA 15
Praça do Ferreira (entre as ruas Floriano Peixoto e Major Facundo)

DIA 16 (Sábado)
SOL MAIOR\\ 12h30
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (16), a partir das 12h30, o guitarrista e contrabaixista Luciano Franco. Desde criança, Luciano sempre esteve em contato com a música. Filho de uma professora de piano e de um amante do violão, Luciano é autodidata e possui uma longa carreira de muitas composições, algumas delas reunidas nos dois primeiros discos do músico. Outras serão incluídas no terceiro CD, que já está no prelo. No show no Passeio Público, Luciano Franco irá levar sua guitarra e tocar algumas de suas mais belas canções. A música instrumental dele tem uma pegada bem brasileira, misturando ritmos como samba, bossa nova e baião.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (a partir das 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

DIA 17 (Domingo)
FORRÓ NO MERCADO\\ 19h
Aos domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo (17), o show será Cumpade Barbosa e as Cumade.

O cantor, compositor e produtor João Barbosa, também é folclorista. Já participou de grupos importantes na preservação e resistência das raízes culturais nordestinas, como o grupo Etnia da Paraíba e o Grupo de Tradições Cearenses. Em umas de suas andanças pelo exterior, no ano de 2001, representou o Brasil em um festival internacional em Cuba. Pesquisando a cultura cubana se deparou pelas ruas de Havana com uma banda de salsa composta só por mulheres, onde foi convidado para dar uma “canja”. Voltou ao Brasil com a visão daquele momento, determinado a transformá-lo num projeto adaptado a nossa realidade. Surgia então, em agosto de 2003, a primeira banda de forró pé de serra no Ceará com a base formada por mulheres, o Cumpade Barbosa e as Cumade. Contando com a versatilidade de suas musicistas, e a necessidade de abranger um mercado mais amplo da música local, o grupo se renovou e abriu um leque de opções rítmicas que enriquece seu repertório.

Serviço
Forró no Mercado com Compadre Barbosa e as Comadres, dia 17, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Nenhum comentário: