Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

[Carreira] Coach de carreira

A repórter Fabiana Scaranzi, do Jornal Hoje, mostra como o Coach de carreira ajuda estudantes e empresários a crescer profissionalmente.
Todo atleta profissional precisa de um técnico que corrige, encoraja e ensina o esportista a valorizar suas habilidades além de ajudar na conquista do que foi planejado. É isso que faz um coach , profissional que sempre foi mais conhecido no esporte, e que chega aos escritórios e as faculdades.
“Coach é um profissional que presta atendimento a uma pessoa que deseja trabalhar seus objetivos, sejam eles empresariais, pessoais ou relativos à carreira” explica a consultora de carreiras, Isabel Macarenco.
Os tipos mais conhecidos desse profissional são o coaching executivo, contratado por iniciativa própria ou pela empresa e o de transição de carreira, procurado por profissionais que estejam buscando novos desafios.
Esse é o caso do administrador de empresas Marcelo Barbieri, de Belo Horizonte. A exemplo de outros profissionais, ele enfrentou problemas na carreira mas conseguiu dar uma guinada na vida.
Marcelo ficou desempregado durante um ano e teve tanta dificuldade em conseguir um emprego que até sua auto-estima ficou prejudicada. Com a indica&cced il;ão de um amigo, procurou um coach e conseguiu se recolocar.
“O coach avalia os aspectos psicológicos e profissionais, tanto os positivos quanto os negativos. Ele orienta seu currículo para determinada área, faz dinâmica de grupo, simula uma entrevista, tudo para diminuir a ansiedade“ conta Marcelo. Em dois meses, ele conseguiu ofertas de emprego. “O coach também ensina a recusar uma proposta de emprego inadequada para você. É importante procurar uma ajuda especializada porque tem gente de má-fé nesse ramo de consultoria. É preciso acreditar e, mais do que nunca, se preparar” aconselha ele.
“O coach foi fundamental para mostrar o que eu preciso desenvolver, como absorver o máximo da faculdade e o que o mercado exige. Também me ajudou a ver quais são as minhas capacidades e como utilizá-las na empresa” diz Eduardo .
“A partir de um reconhecimento de talentos, de pontos fortes e até clareza do tipo de atividade que você gosta de realizar, é possível se dar muito melhor numa entrevista, numa dinâmica ou num reposicionamento” explica a consultora de carreiras Isabel Macarenco.

Nenhum comentário: