Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 20 de setembro de 2008

VILA DAS ARTES: FESTA DA CONQUISTA

Vila das Artes recebe Nelson Brissac, Silvio Da-Rin e promove 80 horas de exibição em noite de inauguração, nesta sexta-feira, dia 19.

A Vila das Artes toma forma e é motivo de festa no próximo dia 19, a partir de 17h, quando da inauguração da chamada "casa das escolas", onde passam a funcionar as escolas públicas de audiovisual e dança, além do Núcleo de Produção Digital (NPD). Convidados especiais, o filósofo e professor Nelson Brissac (PUC-SP) e o titular da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura, cineasta Silvio Da-Rin, vêm somar pensamento crítico à programação feita de intervenções artísticas diversas e 80 horas ininterruptas de exibição de filmes nacionais, mostra especialmente concebida em alusão aos 80 anos de cineclubismo no Brasil e que também trará a Fortaleza, no dia 23, o presidente do Conselho Nacional de Cineclubismo, Claudino de Jesus.

80 HORAS DE EXIBIÇÃO

A mostra 80H é composta de curadorias diversas. A Associação Cearense de Cinema e Vídeo (ACCV) seleciona curtas cearenses, enquanto a ONG Aldeia elenca curtas de caráter social. A GIA se encarrega dos vídeos ambientais; o Concine - Conselho de Cinema Cearense - traz filmes que ainda não foram exibidos no circuito cearense. Do projeto Cinema de Canto a Canto, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secultfor, vêm os filmes sobre diversidade sexual. O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes exibe longas cearenses (Sunland Heat, Subversivos, Sábado à Noite, Cadáveres 2, Borracha para Vitória, Profeta da Chuva, Milagre em Juazeiros) e o Sesc Fortaleza entra na grade com filmes infantis.
A Casa de Cinema de Porto Alegre participa com uma mostra de animação e a Rede Olhar Brasil do Ministério da Cultura traz curtas produzidos através dos NPDs do Pará, Paraíba, Minas Gerais e Ceará, e filmes exibidos no CineCeará. Atrações à parte, os longas-metragens Calabar, de Hermano Figueiredo, de Alagoas, e Anjo Preto, de Gui Castor, do Espírito Santo, são lançados em primeira mão. Em meio a filmes, vídeos, performances, intervenções e aulas abertas de dança cênica, o debate de idéias na noite do dia 19, mediado por Nelson Brissac e Silvio Da-Rin, problematiza questões ligadas à produção artística, cidade e poder público.

A VILA

A Vila das Artes, lugar de formação, produção, difusão e reflexão em torno das diversas linguagens artísticas, é uma conquista compartilhada entre a classe artística e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, articuladora de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. A conclusão das obras e abertura da primeira das três edificações que a compõem representam um marco na consolidação de uma política cultural atenta à necessária criação de novos espaços de formação artística na cidade. Com a inauguração da "casa das escolas", aulas e programas que há dois anos aconteciam em espaços franqueados por parceiros como a Universidade Federal do Ceará (UFC), SENAC, Casa Amarela Eusélio Oliveira e Alpendre, passam a dividir um mesmo espaço físico, potencializando a fruição, a troca e a apreensão de conteúdos.

O CASARÃO

Antigo casarão da família Leite Barbosa Pinheiro, projetada em 1954 pelo arquiteto Jaime Vieira, em estilo Maneirismo, a "casa das escolas" foi desapropriada pela Prefeitura em dezembro de 2005. Requalificada à luz de seu desenho original, também vem comportar auditório, videoteca, biblioteca, sala de leitura, ateliê, ilha digital, salas de aula para os cursos de formação e outros espaços internos e ao ar livre que serão usados para atividades culturais gratuitas e programas de extensão das escolas e do Núcleo de Produção Digital já existentes, tais como o Cineclube Vila das Artes, que exibe todas as quartas-feiras filmes de arte em sessões gratuitas; o Debates Incalculáveis, que uma vez por mês traz à cidade pesquisadores, artistas, cineastas ou professores para conversas abertas ao público; o Cinema de Canto a Canto, que aposta nas exibições em praças públicas; o Pontos de Corte, que forma agentes culturais e exibidores independentes; o programa Aulas Abertas de dança cênica, que mensalmente convida um profissional da área para cursos técnicos; o Cursos Livres, voltados ao aprimoramento técnico para realizadores e profissionais do audiovisual; o Apoio à Produção Audiovisual, que possibilita o empréstimo de equipamentos para realização de produções audiovisuais; a Consultoria a Projetos Audiovisuais, que vem orientar interessados em inscrever projetos ligados ao audiovisual em editais afins e o Circulando Brasil, que garante o envio gratuito de vídeos e filmes para festivais nacionais e internacionais.


PROGRAMAÇÃO

Dia 19 de setembro (sexta-feira)
17h - aula aberta de dança com a bailarina Willemara Barros
Exposição "Bicho de Ferro de Beto Gaudêncio
18h – apresentação do resultado da Residência de Composição Coreográfica, do programa Aulas Abertas, com Fauller e Willemara Barros.
Projeção de Vídeos dos alunos do projeto Pontos de Corte.
19h – Vídeo - instalação "Quando o céu beija a terra", "Lavagem do Barão", " O Muro" e a instalação "Velocine#1". Projeção do filme Arqueologia e Arquitetura do Ateliê Imagem e Alteridade e exibição dos vídeos dos Ateliês dos alunos do curso de extensão em Audiovisual.
19h30min – espetáculo de dança com a Companhia de Dança Janne Ruth de Fortaleza e performances.
20h – Solenidade de Inauguração - Conversa com o professor da Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC), Nelson Brissac, sobre a relação entre produção artística, cidade e poder público e Sílvio Da – Rim, cineasta e Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Dia 20 de setembro (sábado)
11h – abertura da Mostra 80H
14h – Mostra Comentada de Vídeo Dança com o pesquisador, professor e videomaker, Alexandre Veras.

Dia 22 de setembro (segunda-feira)
19h - início do módulo Dança e Ensino, do curso de extensão da Escola Pública de Dança com a pesquisadora e professora Isabel Marques. Inscrições gratuitas para alunos ouvintes de 15 a 19 de setembro através do email escoladedancadefortaleza@gmail.com.
Dia 23 de setembro (terça-feira)
20h - encerramento da Mostra 80H e palestra com o presidente do Conselho Nacional de Cineclubismo, Claudino de Jesus.

Dia 26 de setembro (sábado)
20h – Intervenção urbana no Bar do Feitosa (rua Adolpho Herbster 235 – Benfica), pelo grupo Intervenções Humanas, do projeto Pontos de Corte.

Serviço: Inauguração do Bloco I da Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221 - Centro. Dia 19, a partir de 17h. Mais informações (85) 3105-1402 | (85) 8899-8705

Nenhum comentário: