Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 29 de julho de 2008

[Música] Inovações tecnológicas, diversidade musical

Inovações tecnológicas, diversidade musical e rodada internacional de negócios vão marcar o VII Encontro Internacional da Música

O impacto das inovações tecnológicas na cadeia produtiva da música, a importância da diversidade cultural e musical na programação das rádios públicas e privadas, e rodada internacional de negócios são três dos oito temas que serão abordados no VII Encontro Internacional da Música, que acontece de 20 a 23 de agosto dentro da programação da sétima edição da Feira da Música de Fortaleza.
Palestras, debates e relatos de experiências vão marcar os painéis do Encontro, que acontecerá sempre no período da tarde, no auditório do Centro de Negócios do Sebrae-CE. Os painéis contarão com a participação de especialistas e profissionais do setor, que vão discutir assuntos de interesse a músicos, produtores e empresários do ramo.
O Enconto será composto pelos sequintes painéis: O Mapa da Mina; Formas de Financiamento para Empreendimentos Culturais; Editais de Incentivo a Cultura; Fortalecimento de Cenas Musicais com Ações de Comunicação; Projeto Imagem e Comprador - Rodada Internacional de Negócios; Produção Cultural e Economia Solidária; Diversidade Musical na Programação - Universidades e Institutos; Inovações Tecnológicas e Cadeia Produtiva da Música.
Com toda a programação gratuita, a Feira da Música é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (PRODISC) em parceria com o Sebrae-CE, e Midiamix Comunicação. A promoção é da Prefeitura de Fortaleza, patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, apoio institucional do Ministério da Cultura (FUNDO NACIONAL DA CULTURA).

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO

Dia 20
14h às 15h30 - O Mapa da Mina
Experiências de mapeamentos culturais no Brasil. Apresentação do Mapeamento de Festivais de Música do Brasil realizado pelo Instituto Moreira Sales (RJ) e a experiência do Ceará, com o mapeamento do patrimônio cultural realizando em 2006 nos 184 municípios do Estado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Quais os benefícios de conhecer a produção cultural nos territórios.
Painelistas:
Representante do Instituto Moreira Sales, responsável pelo Mapeamento dos Festivais de Música no Brasil.
Pedro Domingues – Coordenador de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

15h30 às 17h - Formas de Financiamento para Empreendimentos Culturais
Quais fontes de financiamento são disponibilizadas por instituições públicas no âmbito federal, estadual e municipal voltadas para o fortalecimento regional através do empreendedorismo cultural.
Painelistas:
Henilton Menezes (CE) - Gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, do Programa Cresce Nordeste Cultura
Técnico do BNDES - “Apresentação do Cartão BNDES”
Francis Almeida (CE) - Coordenador da Célula Trabalho e Juventude - Projeto Cred Cultura Jovem - Secretaria de Desenvolvimento do Município de Fortaleza/CE.

17h às 18h30 - Editais de Incentivo à Cultura
Exposição e debate sobre as novas perspectivas dos editais de incentivo à cultura, recursos financeiros, critérios de seleção, captação e prestação de contas de projetos incentivados no âmbito Federal, Estadual e Municipal.
Painelistas:
Alfredo Manevy (DF): Secretário de Políticas Públicas do Ministério da Cultura, Governo Federal
Representante da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Representante da Secretaria da Cultura de Fortaleza

Dia 21
14h às 16h - Fortalecimento de Cenas Musicais com Ações de Comunicação
Como projetos de comunicação podem auxiliar cenas musicais emergentes a se posicionar no mercado e na sociedade. Que estratégias podem ser adotadas e o que não é estratégico. Apresentação de empreedimentos de sucesso para o segmento musical com uso de ações diferenciadas e integradas que contribuem para firmar a produção independente.
Painelistas:
Jameson Lima (PE) - Músico, diretor da Rádio-Revista-Festival-Selo-Website-Assessoria de Imprensa Coquetel Molotov;
Chico Neto (CE) - Designer, idealizador do projeto Ceará Original Sound Fashion;
James Lima (SP) - Editor Chefe do Informativo Virtual Music News.
Mediador:
Glauber Uchôa (CE): Jornalista, foi diretor da Secretaria de Estado de Comunicação do Pará, é consultor do Sebrae-Ceará.

16h às 18h - Projeto Imagem e Comprador - Rodada Internacional de Negócios
Como funciona o projeto Imagem e Comprador realizado pela BM&A e Apex Brasil. Quais os interesses específicos de cada convidado no Brasil. Como realizar contatos com os mercados internacionais.
Painelistas:
Convidados compradores:
Brent Grulke - SXSW
Jonh Bissel - trilhas sonoras
Oliver Lacourt - discógrafo, vice-presidente do French Export Bureau - França
Mel Puljic/Mond Music - produtor de shows nos EUA
Neil Mowat-Branding, Troca Brahma – Reino Unido
Gene de Souza-Rhythm Foundation
Mídia Internacional:
Tracy mann - EUA
Jody Gillet - Reino Unido
Alex Robinson - Songlines, Travel Magazines e New York Times – EUA
Jim Carrol - The Irish Times

Dia 22
14h às 16h - Produção Cultural e Economia Solidária
A economia solidária como meio de desenvolvimento local e regional aplicada no meio cultural. A autogestão e solidariedade que ocupam lugar de destaque nas relações de trabalho das cadeias produtivas da cultura através de democratização da produção criativa. Uma experiência no estado do Mato Grosso.
Painelistas:
Luciano Canez (DF) - Representante do Ministério do Trabalho, Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Pablo Capilé (MT) - Idealizador e coordenador de planejamento do Instituto Cultural Espaço Cubo e do planejamento e produção do Grito Rock Festival de Cuiabá, realizado pelo Circuito Fora do Eixo.
Mediador:
Ivan Ferraro (CE) - Vice-presidente da Associação do Produtores de Disco do Ceará (PRODISC), Coordenador da Feira da Música e produtor cultural.

16h às 18h - Diversidade Musical na Programação - Universidades e Institutos
A importância da diversidade cultural e musical na programação das rádios públicas e privadas como fomento à produção independente e democratização da comunicação. A experiência de rádios públicas IRDEB (BA), FM Universitária (CE) e UFSCar (SP).
Painelistas:
Mário Santorello (BA) - Diretor da Rádio Difusão Educadora de Salvador;
José Rômulo Mesquita (CE) - Produtor de Programação Musical da Rádio Universitária FM de Fortaleza;
Ricardo Rodrigues (SP) - Diretor artístico da Rádio UFSCar - Universidade de São Carlos.

Dia 23
14h às 16h - Inovações Tecnológicas e Cadeia Produtiva da Música
O impacto das inovações tecnológicas na cadeia produtiva da música gerando uma significativa redução nos custos de produção e distribuição, além de proporcionar novas possibilidades de ligação entre oferta e demanda através de modelos inovadores de negócios e fortalecimento dos mercados de nicho. Relatos de experiências na internet.
Painelistas:
Luis César Pimentel (SP) - Diretor de conteúdo do My Space
Rachel Pereira Benze (SP) - Administradora, Mestra em Eng. de Produção e Doutorada em Eng. de Produção, Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Estudos da Cadeia Produtiva da Música da Universidade de São Carlos.
Cláudia Cardoso (SP) - Representante da Trama Virtual

Nenhum comentário: